• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 13:57:12 -03

    Norma Luisa Vaccaro Salibi (1927-2015)

    Mortes: Foi prodígio do vôlei brasileiro

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    24/08/2015 00h00

    A paixão pelos esportes fez de Norma Luisa Vaccaro Salibi um prodígio do vôlei brasileiro entre o final dos anos 1940 e o início da década de 1950.

    Atuou na tradicional equipe do Clube Pinheiros, onde jogava com a camisa 6, e na seleção brasileira -chegou a ser considerada a melhor levantadora do país.

    Filha única de um casal de família italiana, começou a dar aulas de ginástica aos 16 anos, para ajudar nas despesas domésticas, e se formou em educação física na USP.

    Certa noite, durante um dos animados bailes realizados no Pinheiros, pegou outro atleta (entusiasta da musculação) para dançar e não largou mais. Casou-se com José Salibi Jr. no início dos anos 1950, e teve dois filhos.

    Na mesma época, começou a trabalhar na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Durante 30 anos, cuidou da implantação dos parques públicos infantis na cidade em que trabalhou de professora à coordenadora. Seu filho José lembra de rodar a capital inteira com a mãe, de parque em parque.

    As amigas eram tantas que Norma "dividia por temas", brinca José. Tinha o grupo do tênis, o do boliche, o do baralho e até o do chá -sem esquecer das companheiras do vôlei, evidentemente.

    Era vista pelos amigos e familiares como uma campeã. Venceu a si mesma inúmeras vezes, como quando a família perdeu todo o dinheiro; quando perdeu o amor de sua vida, em 1981; e quando enfrentou o mal de Alzheimer e problemas cardíacos.

    Morreu no dia 13, aos 88 anos, após falência de múltiplos órgãos. Deixa os filhos, José e Regina, e uma neta.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA SEGUNDA-FEIRA

    Arnaldo De Barros Carmargo - Deixa mulher e filhos. Cemitério de Congonhas.

    Regina Samuel Mizan - Deixa filhos, irmãos, netos e bisnetos. Cemitério do Butantã.

    *

    7º DIA

    Carlos Eduardo Pereira Ayres - Hoje (24/8), às 19h, na igreja N. Sra. Mãe do Salvador (Cruz Torta), na Av. Prof. Frederico Hermann Júnior, 105, Alto de Pinheiros.

    Martha Duboc de A. R. de Mattos - Amanhã (25/8), às 16h, na igreja Santo Ivo, largo da Batalha, 189, Jardim Lusitânia.

    Paulo Brasil Siqueira Bueno - Hoje (24/8), às 19h30, na igreja N. S. Acheropita, r. 13 de maio, 478, Bela Vista.

    *

    63º MÊS

    Gilberto Teixeira da Silva (Gibe) - Hoje (24/8), às 18h, na paróquia Santo Antonio, av. dos Pássaros, 31, Aldeia da Serra.

    *

    208º MÊS

    Norma Vasques Dominguez - Hoje (24/8), às 20h, na igreja Nossa Senhora da Saúde, r. Domingos de Morais, 2.387, Vila Mariana.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024