• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 06:18:02 -03

    Edna Segalla Faggin (1927-2015)

    Mortes: Espalhou receitas pela Vila Mariana

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    26/08/2015 00h00

    "E essa comida nova de hoje? Aposto que você passou na dona Edna."

    A frase era comum entre os moradores da pequena rua Nakaya, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Hoje, as receitas de Edna Segalla Faggin estão espalhadas pela vizinhança.

    Como a do "pão austríaco", pão doce de amendoim que ela sempre fazia no Natal; ou a do bolo de mel, que atraía as abelhas de toda a região para a cozinha de Edna.

    Ter sempre um bolo em casa, aliás, era fundamental, ainda que dos mais simples. Comer fora era dispensável. "Achava ruim a comida de qualquer restaurante. Tempero bom era o dela", lembra a filha Bárbara.

    Além da cozinha, tinha boa mão também para as plantas. Cultivava samambaias, orquídeas e uma bela roseira admirada pela rua inteira.

    Excelente costureira, fazia todo tipo de roupa para as filhas e os netos, além de ter atuado por mais de 25 anos no colégio Cristo Rei, costurando para famílias carentes.

    Paulistana da Mooca e descendente de italianos, era filha de um operário que foi jogador de futebol —nos anos 1930, Olivieri Segalla atuou no Juventus e no Corinthians.

    Durante o breve tempo em que trabalhou no fórum, entregando documentos, foi fisgada por Ernesto, charmoso escrevente de tabelião.

    Passou a se dedicar à família depois do casamento, em 1949. Ernesto a chamava de "italiana brava", já que tinha o gênio de opiniões fortes.

    Morreu no dia 22, aos 87 anos, após falência de múltiplos órgãos. Viúva, deixa três filhas, dois netos e muitos aprendizes de cozinheiro pela Vila Mariana.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA QUARTA-FEIRA

    Cecília Armbrust Lima Figueiredo - Aos 93. Deixa os irmãos Jorge (em memória), Helena e Célia. Cemitério da Consolação.

    Célia Penteado da Fonseca - Aos 94, viúva de José Henrique da Fonseca. Deixa os filhos Vera Lia e José Henrique, o neto Fábio e a irmã Josefina. Cemitério da Consolação.

    David Duek - Aos 84, casado com Maria Aparecida Duek. Deixa os filhos Elias e Leila, irmãos e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

    Dorcas Prado de Mello - Aos 97, viúva de Jayme de Mello. Deixa os filhos Vera Lúcia, Jayme e Carlos Augusto, noras, netos, bisnetos e tataraneta. Cemitério Municipal de Batatais (SP).

    Eliane Dayan - Aos 81. Deixa os filhos Daniel e Jacques, irmãos e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

    Josalcy Cunha de Carvalho Martins Ribeiro - Aos 81, viúva. Deixa os filhos Eliana, Rita, Zélia, Junior, Lilian e Eduardo (em memória), e netos. Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra (SP).

    Nelson Dib Saad - Aos 86, casado com Janete Cury Saad. Deixa os filhos Jorge Antonio, Luiz Henrique, José Roberto, João Carlos e Marta. Cemitério Portal das Cruzes, em Botucatu (SP).

    Oscar José Horta Filho - Aos 69, casado. Deixa a mulher e dois filhos. Cemitério da Consolação, ao meio-dia (26/8).

    Rivka Laya Kagan - Aos 77. Deixa os filhos Marcia, Tania, Claudia Ines e Sergio Ricardo, irmãos e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

    *

    1º ANO

    Edison Luiz Brollo - Hoje (26/8), às 18h, na igreja N. S. Conceição, r. Gen. Carneiro, 106, Vila Arens, em Jundiaí (SP).

    *

    25º ANO

    Renato Caetano Bracco - Hoje (26/8), às 7h, na igreja Nossa Senhora da Salete, r. Doutor Zuquim, 1.746, Santana.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024