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    Haddad nega decisão de congelar plano de 40 km/h em vias de bairros

    DE SÃO PAULO

    01/09/2015 10h30

    O prefeito Fernando Haddad (PT) negou nesta terça-feira (1) ter tomado a decisão de congelamento do plano de redução da velocidade para 40 km/h em vias coletoras no ano eleitoral de 2016.

    Segundo ele, só haverá essa revisão do programa se os impactos das medidas já adotadas não surtirem os efeitos esperados para a redução de acidentes e lentidão do trânsito.

    "Deixei claro quando o cronograma foi lançado que nós íamos acompanhar duas variáveis. Primeira, queda dos acidentes, sobretudo com vítimas. Segunda, lentidão do trânsito. As duas variáveis estão em queda. Enquanto isso estiver acontecendo, o programa não será revisto. Se isso se alterar, nós vamos divulgar os resultados e eventualmente podemos fazer uma recalibragem", disse Haddad.

    Em nota, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse que continuará baixando os limites para 40 km/h nessas ruas e avenidas coletoras, embora cite apenas casos pontuais (sem referência à ideia original de adotar um plano mais ousado e impopular em todas as vias desse tipo na capital paulista).

    Conforme publicado pela Folha, a gestão Haddad adiou a ideia de padronizar a velocidade em 40 km/h na malha inteira de 2.000 km de vias coletoras da capital paulista, que representam 13% do sistema viário da cidade. A informação foi confirmada por integrante do alto escalão da prefeitura.

    A medida seria adotada após a redução dos limites para 50 km/h em todas as vias arteriais (avenidas que ligam bairros diferentes, com fluxo intenso e semáforos) –anunciada por Haddad para ser finalizada até dezembro.

    Apesar de admitir a possibilidade de "recalibragem" no programa de redução de velocidade se não houver os efeitos esperados, Haddad chamou de "obra de ficção" a informação de congelamento do plano mais ousado, de 40 km/h, em todas as vias coletoras e disse que poderia repreender e, "no limite", até demitir quem deu informação diferente.

    Pela nova diretriz, conforme noticiado pela reportagem, poderão ser implantadas mudanças pontuais em alguns lugares.

    Segundo nota da CET, as velocidades em vias coletoras já foram diminuídas para 40 km/h em vias de bairros como Santana e Lapa e haverá a implantação de áreas 40 em Santo Amaro, Vila Prudente, Campo Limpo, Rio Bonito e Parada Pinto, além da região central de São Miguel Paulista e da Bela Vista.

    Infográfico: Velocidade no corredor norte-sul

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    Leia a íntegra da nota da CET:

    Não procede a publicação do jornal Folha de S. Paulo em sua edição de hoje, página B1, com o título "Haddad congela plano de 40 km/h em ano eleitoral".

    A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) continuará normalmente com o processo de redução de velocidades tanto nas vias arteriais, que fazem as grandes ligações viárias na cidade, quanto nas coletoras, localizadas nos bairros.

    Em 2016, a "Área 40", como são conhecidas as localidades onde o limite de 40 km/h é implementado, alcançará os bairros de Santo Amaro, Vila Prudente, Campo Limpo, Rio Bonito e Parada Pinto, por exemplo.

    Nas próximas semanas, haverá redução para 40 km/h na região central de São Miguel Paulista. Na sequência virá a Bela Vista.

    As velocidades já foram diminuídas a 40 km/h nos bairros de Santana, Lapa, Penha, Moema, Brás, Centro Velho e região da Consolação.

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