• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 03:15:07 -03

    Dilma diz que Uber é 'polêmica' que 'tira emprego dos taxistas'

    MARINA DIAS
    DE BRASÍLIA

    02/09/2015 14h33

    A presidente Dilma Rousseff entrou nesta quarta-feira (2) em uma discussão que tem gerado polêmica pelo país: o Uber, aplicativo que conecta motoristas de veículos de alto padrão a passageiros e tem disputado espaço com os táxis nas grandes cidades.

    Segundo a presidente, o serviço "é uma polêmica" que "tira emprego de muitas pessoas". Logo após fazer a declaração, depois de uma cerimônia no Palácio do Planalto, Dilma apressou-se em ponderar que a regulamentação não é de responsabilidade da União e deve ser discutida em cada cidade e Estados.

    "Não é uma coisa tranquila. Depende também da regulamentação de cada cidade, cada Estado. Não é a União que decide isso. Ele [Uber] tira os taxistas do seu emprego", afirmou.

    Questionada por jornalistas, a presidente reconheceu ainda que o aplicativo representa avanços tecnológicos que têm provocado mudanças em todo o mundo.

    "Você sempre tem de pesar, de ter posição mais ponderada. É obvio que tecnologia sempre produziu isso no mundo. Meu avô era seleiro, você imagina o que aconteceu com emprego dele quando apareceram os carros. A vida é assim", completou.

    UBER

    Desde sua chegada ao Brasil, em julho de 2014, o Uber tem causado reações fortes.

    O serviço de transporte funciona por meio de um aplicativo no qual passageiro e motorista se cadastram. O primeiro recruta o segundo pelo smartphone, assim como acontece com os aplicativos de táxi.

    O funcionamento é parecido ao de um táxi. A diferença, aparentemente sutil, está por trás de uma polêmica que levou a empresa à Justiça, causou a apreensão de veículos e faz o sindicato dos taxistas ameaçar uma paralisação geral.

    Estados e municípios têm discutido a legalidade do aplicativo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024