• Cotidiano

    Wednesday, 26-Jun-2024 02:32:49 -03

    Ney Salgado (1935-2015)

    Mortes: Pianista apaixonado pelas pizzas paulistas

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    10/09/2015 00h00

    Foi em uma casinha da rua Sergipe, no centro de São Paulo, que começou a história de Ney Salgado com o piano, ainda na década de 1950, ao lado de colegas que hoje também compõem a elite da música clássica.

    "Éramos todos amigos, e todos tínhamos as mesmas ideias. Estávamos com muita coragem para todo tipo de idealismo musical. E o Ney se destacava. Alto, boa pinta, era o nosso Apolo", conta o maestro Julio Medaglia, colega de estudos de Ney e amigo até os últimos dias.

    De lá, Ney estudou em Viena e Genebra, antes de dar aulas em Washington e Brasília. Foram vários recitais e discos gravados, chegando a ser condecorado pelo governo da Polônia por sua interpretação de Chopin.

    Mesmo após passar por várias cidades, mantinha sua paixão pela pizza paulista. "Descia no aeroporto de São Paulo e ia primeiro na pizzaria", brinca Medaglia. "A pizza era a solução de muitas melancolias para ele", completa a enteada Lúcia.

    Foi no período em que deu aulas nos EUA que conheceu a violinista Valeska, sua companheira por 35 anos. Os dois se reencontraram em Brasília anos depois do primeiro encontro e permaneceram juntos até a morte de Ney.

    Mesmo depois de aposentado das aulas, ele continuava dedicado à música. "Tocava diariamente, por muitas horas, até o final da vida. Até na última semana tocou, mesmo no estado avançado da doença", conta Lúcia, que afirma tê-lo como um pai.

    Morreu no dia 4, aos 80 anos, após lutar contra um câncer. Deixa a mulher, dois filhos e dois enteados.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA QUINTA-FEIRA

    Chil Mendel Rosenbaum - Aos 84. Deixa os filhos Carlos Renato, Eliana Rebeca e Paulo Rogerio. Cemitério Israelita do Butantã.

    Lucy Terezinha Banachi - Aos 79. Cemitério Israelita do Butantã.

    Maria Aparecida Sampaio Vitale Jacob - Aos 79, casada com Donivaldo Jacob. Deixa os filhos Heloisa Maria, Renata Maria, Carla e Luiz Oscar, netos e bisneta. Cemitério Municipal de Amparo, SP.

    p(star)*

    7º DIA

    Maria Thereza De Almeida Mcnair - Hoje (10/9), às 19h, na igreja São Luís Gonzaga, av. Paulista, 2.378, Cerqueira César.

    p(star)*

    1º ANO

    Clesio José Scabello - Amanhã (11/9), às 19h, na igreja Santa Teresinha, r. Maranhão, 617, Higienópolis.

    p(star)*

    23º MÊS

    Rubens Bernal Molina - Amanhã (11/9), às 19h, na basílica N. S. do Carmo, r. Martiniano de Carvalho, 114, Bela Vista.

    p(star)*

    CEMITÉRIO ISRAELITA DO BUTANTÃ - SHLOSHIM

    Gert Mandel - Amanhã (11/9), às 14h, na set. R, q. 399, sep. 132.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024