• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 01:13:07 -03

    Com 34,3°C, SP tem dia mais quente do inverno; calor continua no fim de semana

    DE SÃO PAULO

    18/09/2015 17h23

    A cidade de São Paulo teve a temperatura mais quente do inverno na tarde desta sexta-feira (18), com registro de 34,3°C segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

    A temperatura também foi a mais alta no inverno dos últimos oito anos –em 23 de setembro de 2007 termômetros também registraram 34,3°C.

    A tarde desta sexta foi ainda a segunda mais quente do ano, ficando atrás somente do dia 20 de janeiro, com 35,6°C.

    Segundo o órgão, o calor fora de época pode ser atribuído ao El Niño, que está mais intenso neste ano. O fenômeno impede a formação de nuvens de chuva e a entrada de massas de ar polar, favorecendo o calor e o tempo seco em quase todo o Brasil.

    Uma massa de ar quente, que está estacionada sob toda a região Sudeste também contribuiu para o calor. Ela inibe a formação de nuvens, que funcionam como filtro do calor vindo do Sol.

    Para o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), órgão ligado à prefeitura, a temperatura registrada foi ainda mais alta: 34,6°C. O valor é o mais alto no inverno desde o início da série histórica, em 2004.

    A sexta-feira também foi marcada por baixa umidade do ar, ficando um pouco oscilando em 29%, índice que coloca a capital paulista em estado de atenção.

    PREVISÃO

    O tempo deve continuar quente, ensolarado e seco por todo o final de semana. Segundo a previsão do Inmet, São Paulo deve ter temperatura máxima de 32°C no sábado e domingo, mas a mínima deve cair para 18°C durante à noite, dando uma ligeira refrescada.

    Porém, quem pretende viajar para o litoral do Estado deve se decepcionar. Nesta sexta foram registrados 39°C em Santos, mas a máxima prevista para o sábado não passa de 27°C.

    Uma frente fria que se desloca para o oceano também deve deixar o tempo mais úmido, favorecendo a formação de nevoeiros, neblina e maresia no litoral, fazendo com que o céu fique mais fechado na Baixada Santista e na região do Vale do Ribeira.

    Já no interior, as temperaturas continuam altas, chegando aos 37°C, com níveis de umidade entre 15% e 20% nas regiões norte e oeste do Estado.

    As temperaturas devem subir novamente entre segunda (21) e quinta (24). A terça (23), início da primavera, deve ser o dia mais quente da próxima semana, com chance de os termômetros chegarem a 34°C novamente.

    Não há chance de chuvas pelo menos até o final de semana seguinte, nos dias 26 e 27 de setembro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024