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    Obras antecipam redução de carros no centro do Rio; fluxo caiu 10%

    ITALO NOGUEIRA
    DO RIO

    25/09/2015 12h00

    Ricardo Borges - 17.set.2015/Folhapress
    Rio de Janeiro, RJ,BRASIL, 17/09/2015; Obras reduzem o número de carros no centro do Rio. Conclusão das intervenções deve manter a "dificuldade" para que motoristas optem por transporte público. (Foto: RIcardo Borges/Folhapress. ) *** EXCLUSIVO FOLHA***
    Obras do VLT no Rio de Janeiro ajudaram a reduzir o número de veículos no centro

    A dificuldade em chegar e circular de carro no centro do Rio em razão das obras fez com que motoristas abandonassem seus veículos em casa. De acordo com o município, houve queda de 10% no fluxo de carros na região.

    Mas, nos planos da prefeitura, a conclusão das intervenções em 2016 não vai aliviar a vida dos automóveis particulares na região.

    Desde 2013 os acessos ao centro do Rio vêm sofrendo alterações. A primeira foi a derrubada do elevado da Perimetral, à época um dos principais acessos ao centro –os túneis que a substituirão ainda não foram concluídos.

    Em 2014, a construção do VLT (veículo leve sobre trilhos), de 28 quilômetros de extensão, interditou outras vias importantes do bairro.

    Os tapumes antecipam bloqueios e redução de espaço para carros no centro pós-obras. Entre as medidas a serem implementadas está o fechamento de 750 metros da avenida Rio Branco, umas das principais do bairro.

    O objetivo do município é priorizar o uso do novo sistema de transporte público, que vai contar com VLT, BRT (corredor expresso de ônibus), cinco terminais de ônibus, além dos já existentes trens, metrô e barcas.

    Antes da chegada do novo sistema, a vida dos motoristas de carros particulares já foi dificultada pelas obras. Houve uma redução de 59% do total de vagas nas ruas em dois anos, segundo dados da Secretaria Municipal de Transporte.

    ESTACIONAMENTOS NA RUA

    "O ex-diretor de planejamento urbano de Vancouver, Larry Beasly, costumava dizer: 'Congestionamento é nosso amigo'. Só nesse tipo de condição conseguimos uma mudança de comportamento", disse a gerente de projetos do Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento, Danielle Hoppe.

    Em 2013, circulavam na região entre 340 mil e 390 mil veículos. Este número agora varia de 300 mil a 350 mil.

    FLUXO DE VEÍCULOS NO CENTRO - Em mil

    O publicitário Walter Leis, 50, deixou de ir ao centro de carro em razão da dificuldade de circular na região. Morador da Tijuca (zona norte), passou a usar o metrô.

    "Sou favorável ao incentivo do transporte público. Mas ele precisa ter capacidade. O metrô vem sempre lotado, com as pessoas se espremendo", disse Leis.

    A migração tem gerado recordes no transporte sobre trilhos. O metrô registrou o maior número de viagens em 20 de agosto, com 867 mil acessos ao sistema. Em 10 de setembro, 701 mil passageiros usaram os trens.

    PASSAGEIROS NO TRANSPORTE PÚBLICO - Em milhões por ano

    O secretário municipal de Transporte, Rafael Picciani, afirma que a população sentirá melhoria a partir do ano que vem, com a conclusão das obras no centro.

    "O desafio é criar capacidade com qualidade. Quando o sistema estiver todo implantado, tenho certeza que a população vai perceber que valeu a pena ter enfrentado as obras e ter uma redução do estímulo ao carro", disse ele.

    Hoppe disse que o fim do privilégio ao automóvel ainda carece de um "plano integrado com o planejamento urbano". "O Plano Diretor ainda exige mínimo de vagas [por empreendimento imobiliário]. O ideal é que passe a estabelecer máximo."

    Ricardo Borges - 17.set.2015/Folhapress
    Obras no centro do Rio; fluxo de veículos na área caiu 10%
    Obras no centro do Rio; fluxo de veículos na área caiu 10%

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    OBRAS

    - VLT: As obras do VLT interditaram cerca de km de pistas para carros

    - Elevado da Perimetral: A demolição do Elevado da Perimetral aumentou congestionamentos nas ruas de acesso e saída do centro

    - BRT: Obras do BRT Transbrasil aumentaram o trânsito na avenida Brasil, um dos principais acessos ao centro

    PÓS OBRAS

    - Avenida Rio Branco: Um trecho da avenida Rio Branco, uma das principais do centro do Rio, será exclusiva para pedestres e para o BRT

    - Terminais de ônibus: Coletivos não vão mais atravessar o centro. Passageiros vão desembarcar em terminais para fazer integração com outros modais (metrô, trem e VLT)

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