• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 09:30:50 -03

    Jornal americano diz que Haddad seria 'visionário urbano' em outras cidades

    DE SÃO PAULO

    25/09/2015 13h15

    Dario Oliveira/Código 19/Folhapress
    O prefeito Fernando Haddad inaugura trecho da ciclovia na avenida Bernardino de Campos, na manhã deste domingo
    O prefeito Fernando Haddad inaugura trecho de ciclovia

    O jornal americano "The Wall Street Journal" publicou, na última quarta-feira (23), reportagem em tom elogioso ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e às iniciativas da gestão relativas à mobilidade urbana.

    "Se o prefeito altamente impopular de São Paulo, Fernando Haddad, fosse chefe de São Francisco, Berlim ou alguma outra metrópole que olha para o futuro, ele seria considerado um visionário urbano", escreveu a publicação.

    De acordo com o jornal, os esforços mais progressistas do prefeito estão em "converter a cidade de 12 milhões de habitantes sufocada pelo trânsito em uma área amigável para bicicletas e ônibus, onde carros privados são tratados como uma peste."

    A iniciativa, destaca o "Wall Street Journal", deve ser usada contra ele nas próximas eleições para a prefeitura da capital paulista.

    O jornal também chama atenção para o fechamento para carros da avenida Paulista. "Uma ação que agradou pedestres, ciclistas e skatistas, mas agravou a relação com vizinhos e comerciantes."

    Essas iniciativas, ressalta o veículo, fizeram Haddad ser acusado de impor sua agenda sem participação da sociedade. Outros, diz a reportagem, ainda consideram a construção de ciclovias um luxo em uma cidade que enfrenta problemas na educação, saúde pública e criminalidade.

    O jornal americano, porém, ignora a atuação de Haddad em outras áreas da gestão urbana. Conforme a Folha publicou no começo do mês, duas a cada três obras da prefeitura na periferia sequer saíram do papel.

    De acordo com Haddad, o atraso nas obras é culpa da demora dos repasses de verba do governo federal.

    Mesmo na mobilidade, algumas ações da gestão são alvo de críticas. Conforme a Folha noticiou no dia 18, a prefeitura mudou a rota de uma ciclovia que passaria em frente a comércios da família do secretário de Transportes (responsável por implementar as faixas para bicicletas).

    Na ocasião, o prefeito negou que a mudança tenha favorecido o secretário.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024