• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 07:40:04 -03

    Em Florianópolis, cartão enviado pela Secretaria de Educação gera polêmica

    CAMILA RODRIGUES DA SILVA
    COLABORAÇÃO PARA O UOL, EM FLORIANÓPOLIS

    05/10/2015 20h59

    Reprodução
    Cartão enviado pela Secretaria de Educação de Florianópolis no Dia da Secretária
    Cartão enviado pela Secretaria de Educação de Florianópolis no Dia da Secretária

    Na quarta-feira (30), secretárias da rede municipal de educação de Florianópolis receberam um cartão virtual com uma ilustração de cunho machista felicitando-as pelo dia da profissional.

    A imagem, que tem uma mulher em posição insinuante e com postura desastrada, foi enviada pela Secretaria Municipal de Educação e vinha acompanhada da seguinte mensagem: "Hoje é dia da secretária! É claro que lembramos de você! Uma pessoa competente, dedicada, eficiente e acima de tudo importante para nós! Parabéns pelo seu dia!". O mesmo e-mail foi enviado aos secretários homens da rede pública do município.

    O e-mail causou repercussão nas redes sociais e em grupos de Whatsapp –aplicativo de mensagens para celular– de diretores de escolas municipais, que se mostraram indignados. "É uma vergonha", "Que figura de mau gosto", "Cadê a retratação da secretaria e do prefeito?" foram algumas das publicações.

    O e-mail foi assinado pela Diretoria do Observatório da Educação (Diobe), responsável por "organizar e administrar o sistema de planejamento setorial da Secretaria", e pela Gerência de Informações Educacionais (Geinfe), que levanta dados para subsidiar o trabalho dessa diretoria.

    Segundo a secretária de uma escola básica, que não quis se identificar, a Diobe enviou e-mails de desculpas no dia seguinte. "Foi só um deslize, não achei nada demais. E as funcionárias sempre nos tratam muito bem", amenizou a colaboradora.

    Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação enviou nota argumentando que "o cartão enviado por e-mail para as Secretárias e Secretários Escolares foi encaminhado por uma funcionária da Geinfe/Diobe, que imediatamente reconheceu que a imagem foi inaceitável", e que "a Gerência/Diretoria encaminhou e-mail para todas/os secretárias/os escolares pedindo desculpas pelo envio da imagem."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024