• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 01:22:19 -03

    No Recife, livro faz versão em cordel do 'Pequeno Príncipe'

    PATRÍCIA BRITTO
    DO RECIFE

    07/10/2015 02h00

    "A gente só conhece bem as coisas que cativou. Os homens procuram em lojas algo para dar valor. Eles não têm mais tempo, a raposa declarou." As rimas da literatura de cordel foram escolhidas para recontar a história de um dos mais aclamados personagens da literatura infantil.

    Com versos do cordelista Josué Limeira e ilustrações do designer Vladimir Barros, "O Pequeno Príncipe em Cordel" faz uma releitura do clássico do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), trazendo a história para cenários que remetem ao sertão nordestino.

    A obra será lançada nesta quarta-feira (7), no Recife.

    "É um dos livros mais traduzidos do mundo, mas não tinha em linguagem nordestina", diz o autor. "Eu procurei ser fidedigno à história original, mas coloquei alguns elementos do nosso dia a dia", afirma.

    VERSÃO

    Na versão, um rapaz de chapéu de couro e pele queimada de sol viaja de carona no voo de asas-brancas, ave comum na região que foi homenageada na música de Luiz Gonzaga.

    No meio do deserto, que bem poderia ser algum lugar no semiárido nordestino, o Pequeno Príncipe encontra uma rosa solitária, representada pela flor do mandacaru –aquela que brota ao anoitecer e murcha pela manhã.

    Alguns personagens aparecem como figuras conhecidas do folclore da região, como o rei, vestido como o personagem central do reisado, dança típica nordestina.

    Já o Vaidoso virou o Homem da Meia-Noite, um dos mais tradicionais bonecos gigantes de Olinda.

    "Dizem que o Homem da Meia-Noite se arrumava tanto que arrebatava o coração das meninas quando andava pelas ruas de Olinda. Não tinha pessoa melhor para representar esse personagem", diz o ilustrador.

    Além da linguagem, outros símbolos da cultura popular do Nordeste também marcam presença na obra, como as molduras inspiradas em desenhos de xilogravura.

    O livro publicado pela Carpe Diem tem 174 páginas e custa R$ 35.

    Poderá ser adquirido nas livrarias do Recife ou no site da editora.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024