• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 15:14:52 -03

    Animadora faz festas de crianças da elite de SP há mais de 40 anos

    DE SÃO PAULO

    13/10/2015 02h00

    Dia das Crianças é dia de trabalho para Maria Inocência Garcia de Figueiredo, 72, a Caramelo: há mais de quatro décadas, ela anima crianças em festas infantis, em especial da elite paulistana.

    Nesta segunda-feira (12), por exemplo, sua tarefa era animar uma festa contratada por uma avó para os netos e seus amigos.

    A especialidade de Caramelo é contar histórias clássicas em formato de teatrinho, com fantoches. Os personagens variam conforme a época; hoje, entre os prediletos, estão Peppa e Galinha Pintadinha.

    O hábito do teatrinho começou em casa, antes dos dez anos. Mais tarde, ela virou professora de música em Mococa (interior de São Paulo) e passou a fazer apresentações informais a filhos de amigos.

    Um falou para o outro, e a coisa ficou séria. Surgiu então Caramelo, que, no início, se vestia de palhaça; hoje, não usa mais fantasia.

    Após se casar, formou dupla com o marido, Tio Penáceo, desfeita três anos depois, quando o casal se separou. Obrigada a cuidar sozinha dos dois filhos pequenos, Caramelo passou a trabalhar mais, em escolas ou festas de conhecidos.

    Logo caiu no gosto de famosos: já fez festinhas de aniversário para os netos de Lima Duarte e de Paulo Maluf, para um dos filhos do ex-jogador Ronaldo, para os rebentos de Rodrigo Faro e da família Safra, entre outros.

    O show custa R$ 1.180 e dura cerca de uma hora. "Mas, quando as pessoas ligam e percebo que não conseguem pagar, não deixo de fazer de maneira alguma a festa", garante. "Faço desconto, divido em cinco, seis vezes."

    A paixão da mãe pela profissão era tanta que inspirou a filha, Stella, 35, a segui-la. Iniciou perto dos 18 anos, como a fada Estrelinha, para cobrir os dias em que a mãe não podia ir. "Hoje é o contrário: as pessoas pedem a Estrelinha e, quando ela não pode, vai a Caramelo", diz a mãe. A filha diz que a mãe é uma "encantadora de crianças".

    Por semana, a dupla faz de dez a 12 shows —na semana passada, houve eventos em quase todos os dias.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024