• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 02:24:55 -03

    Minhocão vai ganhar corredor verde com até 40 jardins verticais

    THIAGO AMÂNCIO
    DE SÃO PAULO

    14/10/2015 16h54

    Enquanto a prefeitura de São Paulo não decide se o elevado Costa e Silva será demolido ou virará parque, o Minhocão –como é mais conhecida a via expressa– vai ficar mais verde.

    A via deve ganhar entre 30 e 40 jardins verticais nas empenas cegas (laterais de prédios onde não há janelas) de construções que ficam às margens da via.

    O corredor verde será construído com R$ 12 milhões de compensação ambiental (valor pago por empresas para compensar possíveis degradações ao ambiente) devidos pela incorporadora imobiliária Tishman Speyer.

    A informação foi confirmada pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), nesta quarta-feira (14), durante o lançamento do IPTU Verde, projeto que dá desconto para construções sustentáveis no imposto sobre imóveis.

    Um primeiro jardim vertical foi implantado no Minhocão no último mês, também com recursos de compensação ambiental, ao custo de R$ 254 mil. O jardim possui 5.378 mudas de 29 espécies distribuídas por 302 metros quadrados.

    De acordo com Haddad, 10 condomínios já confirmaram que vão receber os jardins, e a prefeitura negocia com o restante.

    A manutenção dos jardins será feita pela administração municipal por um ano. Depois disso, Haddad vai abrir o local para patrocinadores, como já acontece em praças públicas. Um decreto que regulamenta o patrocínio deve ser publicado na semana que vem.

    O prefeito já havia cogitado a proposta em conversa com membros do coletivo Movimento 90º.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024