• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 21:05:31 -03

    Em dia nublado, fechamento da avenida Paulista tem início morno

    DE SÃO PAULO

    18/10/2015 12h03

    Com o céu nublado, o primeiro dia em que a avenida Paulista teve as faixas de rolamento abertas para pedestres e ciclistas como medida definitiva teve início morno.

    Às 9h, quando começou a interdição (que vai até as 17h), havia menos pedestres e ciclistas do que nos dois dias de teste em que a via foi fechada. O número aumentou ao longo da manhã –às 11h30, a Paulista já lotava.

    Os frequentadores aprovaram a iniciativa do prefeito Fernando Haddad (PT), que contrariou a indicação do Ministério Público de manter a avenida aberta para os carros.

    "Demorou para ter um espaço desses em São Paulo, que normalmente é uma cidade tão vanguardista", diz o cantor Leo Diniz, 44, que passeava com três cachorros.

    Para o comerciante Lailton Pereira, 57, que corria na avenida, o clima era bom para fazer exercícios.

    Muitos pedestres, aliás, passeavam com cães. Camille Perella, 29, era puxada pelo seu vira-lata. Para ela, os frequentadores da Paulista não são normalmente receptivos a cachorros porque a avenida é muito lotada no dia a dia. A nova iniciativa aos domingos, disse, beneficia os donos de cães.

    O mirrado cão galgo italiano do cantor lírico Max Costa tremia de frio na manhã deste domingo (18). Seu dono, porém, dizia estar animado com os paulistanos que estavam "assumindo um espaço que é símbolo da cidade".

    A aposentada Cleonice Santos, 67, moradora de um prédio na Paulista, pensava de forma diferente. "Atrapalha quem vai ao shopping e quem precisa de garagem", disse ela, que planejava comprar um pé de arruda na feira em frente ao parque Trianon acompanhada de sua cadela yorkshire Nicole, 5. " Só estou aqui porque já caminho pela avenida todos os dias."

    BICICLETAS NAS PISTAS

    Das quatro faixas de cada lado da avenida, uma era reservada para as bicicletas, que também poderiam circular pela ciclovia. Mas os ciclistas pedalavam também pelas três outras faixas de rolamento.

    O administrador Luiz Fernando Perrone reclamou da "invasão". "As bikes estão invadindo as outras pistas, sendo que há espaço dedicado para elas."

    Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a orientação é que as bicicletas circulem pela ciclovia e pela ciclofaixa, mas não é proibido andar nas outras faixas.

    TRANSPORTE

    Com o bloqueio total da via (da praça Osvaldo Cruz à rua da Consolação), ônibus tiveram o itinerário alterado para as vias adjacentes. O metrô funciona normalmente. O cruzamento da avenida Brigadeiro Luis Antonio permanece aberto, permitindo a travessia de veículos entre a Bela Vista e os Jardins.

    Como parte do programa Rua Aberta, outras duas vias na periferia também foram fechadas neste domingo –a rua Benedito Galvão (na altura da Praça Albino Francisco de Figueiredo), em Aricanduva (zona leste), e a avenida Luiz Gushiken, em M'Boi Mirim (zona sul).

    DESVIOS DE ITINERÁRIOS

    ônibus que passam pela Paulista
    >rua São Carlos do Pinhal e alameda Santos

    ônibus que passam pela av. Brigadeiro Luis Antonio
    >não sofrem alteração, já que o cruzamento permanece aberto

    ônibus que passam pela rua Augusta, sentido centro
    >rua Augusta, alameda Jaú, avenida Rebouças, rua da Consolação e viaduto Nove de Julho

    ônibus que passam pela rua Augusta, sentido bairro
    >rua Augusta, rua antônio Carlos, rua da Consolação, complexo viário Paulista, retorno da avenida Rebouças, alameda Santos e rua Augusta

    ALTERNATIVAS PARA CARROS

    sentido Paraíso
    >utilizar a alameda Santos

    sentido Consolação
    >avenida Bernardino de Campos, rua Treze de Maio, rua Cincinato Braga, rua São Carlos do Pinhal, rua Antônio Carlos e rua da Consolação

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024