• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 23:01:56 -03

    Após erros em série, secretário de Haddad é exonerado do cargo

    DE SÃO PAULO

    20/10/2015 12h37

    O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), exonerou o secretário da Segurança Urbana, Ítalo Miranda Júnior, após uma série de erros cometidos pelo titular da pasta. A decisão foi publicada no "Diário Oficial" da cidade nesta terça-feira (20).

    Em público, Haddad afirmou que a exoneração foi a pedido do próprio secretário. Foram três os fatores que levaram o prefeito a demitir Miranda Júnior, que é delegado e filiado ao PMDB.

    Na semana passada, a Folha revelou que o então secretário decretou o sigilo em uma série de dados relativos à Guarda Civil Metropolitana, incluindo imagens das câmeras de monitoramento das ruas da cidade e informações da central de atendimento (via número 153).

    A decisão, assinada em maio, deu o carimbo de "reservado" aos dados –que somente poderão ser acessados cinco anos após a medida.

    Também na semana passada, o jornal "O Estado de S. Paulo" relatou que Miranda Júnior nomeou uma funcionária "fantasma", a jornalista Patrícia Morais. Contratada em setembro para o cargo de assessora de imprensa, ela nunca apareceu para trabalhar na secretaria. A jornalista virou alvo de investigação da Controladoria do Município. Ao jornal, Patrícia Morais afirmou que trabalhava à distância com produção de vídeos.

    Haddad também ficou descontente após Miranda Júnior nomear o administrador de empresas Eduardo Anastasi, que já havia sido chefe de gabinete do então deputado estadual Coronel Ubiratan (1943-2006), um dos acusados pelo massacre do Carandiru. Dez dias depois de ganhar o cargo, Anastasi foi demitido pela prefeitura.

    A Folha não conseguiu localizar Miranda Júnior. No lugar dele, Haddad nomeou o sociólogo Benedito Domingos Mariano. O novo secretário foi elogiado pelo prefeito.

    "Mariano já serviu à administração municipal, e assumiu a coordenação do programa De Braços Abertos, penso que é uma pessoa bastante qualificada para a função", disse Haddad.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024