• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 10:17:03 -03

    Gestão Haddad agora quer 'resgatar' ônibus preso em congestionamento

    DE SÃO PAULO

    29/10/2015 12h56

    O secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, anunciou nesta quinta-feira (29) que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) lançará em breve uma operação para liberar ônibus presos em congestionamentos.

    Com nome provisório de "Resgate ao Ônibus", essa medida, que deve ser implementada até o fim do ano, valerá em áreas que não são servidas por corredores ou faixas exclusivas para o transporte público.

    "Se nós falamos que a prioridade é o transporte público, e se a cidade tem apenas 500 km de faixa exclusiva ou corredor de ônibus, não tem sentido um ônibus, um biarticulado, cheio de gente, ficar junto com os carros, travado. Então a CET tem que fazer um resgate desse ônibus. Isso é priorizar mobilidade, priorizar as pessoas. Temos que fazer uma área de mobilidade igual à saúde, o mesmo conceito: se tem alguém dentro da ambulância, ela não tem prioridade? A mesma lógica tem que ser para o transporte público", declarou Tatto.

    Questionado sobre exemplos de locais em que a operação poderia ocorrer, o secretário mencionou a avenida Juscelino Kubitschek. "Ali me incomoda muito. Porque lá tem seis faixas veiculares, e a calçada não é generosa, não tem ciclovia, não tem faixa exclusiva de ônibus", afirmou o secretário, que não explicou de que maneira a operação seria implementada.

    As declarações foram feitas durante reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito na qual foram apresentados resultados do programa de redução de velocidade.

    Em 14 km de seis vias avaliadas, houve redução de 22% de acidentes e atropelamentos, de 25% de feridos, e o número de mortes caiu 33,3%. O comparativo analisou um período de seis meses anterior à implantação da menor velocidade com os seis meses posteriores à medida. No total, a velocidade já foi reduzida em 385,8 km de vias de São Paulo.

    Na próxima quarta-feira (4), a CET vai reduzir o limite de velocidade para 50 km/h em cinco vias da zona oeste da cidade. Ao todo, serão 11,9 km de vias com alteração no limite.

    As alterações acontecem nas avenidas Corifeu de Azevedo Marques, Vital Brasil, Lineu de Paula Machado, dos Tajurás e no túnel Jânio Quadros, na zona oeste. Atualmente, a velocidade permitida nessas vias é de até 60 km/h.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024