• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 18:52:26 -03

    Aprovação de ciclovias ainda é alta, diz Haddad sobre pesquisa Datafolha

    LEANDRO MACHADO
    DE SÃO PAULO

    05/11/2015 13h27

    O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), comentou nesta quinta-feira (5) a pesquisa Datafolha que mostrou queda na aprovação das ciclovias da cidade. Para o petista, a aprovação das vias destinadas a ciclistas na cidade ainda é alta.

    "Não conheço política pública no Brasil com 60% de aprovação. Normalmente, a aprovação é de 30%. Pesquisas oscilam", afirmou Haddad, durante visita a um Hospital Dia em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo.

    Segundo a nova pesquisa, 56% dos paulistanos são favoráveis a elas, percentual menor do que o registrado no primeiro levantamento sobre o tema, em setembro de 2014. Naquela ocasião, 80% dos entrevistados aprovavam as ciclovias.

    Ciclovias em São Paulo - Opinião sobre a implantação das ciclovias, em %

    Atualmente, 39% são contra as faixas para bikes, salto de 25 pontos percentuais em relação à primeira pesquisa, quando os desfavoráveis eram apenas 14%.

    Os mais jovens –entre 16 e 29 anos– representam a maior fatia dos a favor (73%). O percentual cai de acordo com o aumento da idade: 41% são a favor na faixa entre 41 e 59 anos e 40% entre os que tem 60 anos ou mais.

    GRADATIVA

    Pesquisa de fevereiro passado já mostrava diminuição da aprovação das ciclovias, quando houve queda de 14 pontos na aprovação às vias exclusivas –dos 80% em setembro, o número caiu para 66%, enquanto os contrários saltaram de 14% para 27%.

    O índice de reprovação cresceu à medida que a prefeitura aumentou a quantidade de ciclovias. A cidade conta atualmente com 365 quilômetros de ciclovias, quatro vezes maios do que em setembro de 2014 –eram 78 km.

    Ciclovias em São Paulo - Uso das ciclovias, em %

    APROVAÇÃO

    A mesma pesquisa também apontou a pior avaliação da gestão Haddad, iniciada em janeiro de 2013.

    Segundo ela, 49% dos paulistanos reprovam a atual administração da cidade de São Paulo, considerando-a ruim ou péssima. Outros 34% consideram a gestão regular e apenas 15% a avaliam como ótima ou boa.

    Já o fechamento da av. Paulista para carros aos domingos e a redução da velocidade máxima em ruas e avenidas da cidade ainda dividem a opinião dos paulistanos.

    Há empate em relação à mudança da velocidade, segundo pesquisa Datafolha realizada na semana passada. Contrários e favoráveis somam 47% cada, com 4% de indiferentes e 2% que não souberam responder.

    No caso do fechamento da Paulista, como a margem erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os 47% favoráveis e os 43% contrários estão empatados tecnicamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024