• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 22:26:34 -03

    tragédia no rio doce

    Governo de Minas suspende atividade da Samarco em Mariana

    ESTÊVÃO BERTONI
    DE SÃO PAULO

    09/11/2015 17h37 - Atualizado às 20h59

    Todas as atividades da Samarco, empresa de mineração responsável pelas barragens de rejeitos que se romperam na última quinta-feira (5) , em Mariana (MG), foram embargadas na região pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas, na última sexta-feira (6). O órgão anunciou nesta segunda-feira (9) a medida.

    Com a iniciativa, a empresa só está autorizada a realizar ações emergenciais que procurem minimizar o impacto da ruptura das estruturas e prevenir novos danos. Na quinta-feira, um mar de lama devastou o subdistrito de Bento Rodrigues, atingiu municípios vizinhos e deixou ao menos dois mortos e 25 desaparecidos, até a tarde desta segunda-feira.

    O embargo está previsto na legislação, segundo a secretaria, em situação emergencial para apurar as causas da tragédia e as consequências do rompimento da barragem na saúde da população e no meio ambiente.

    Só após adotar medidas de reparo dos danos a Samarco poderá retomar suas atividades na cidade. A empresa já tinha anunciado que também iria paralisar suas atividades no município de Anchieta, no Espírito Santo, ao final do estoque de minério, mas não especificou quando isso deverá ocorrer.

    Em nota, a Samarco informa que, até o momento, não foi comunicada sobre qualquer decisão neste sentido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

    MORTOS

    A polícia confirmou hoje o nome da segunda pessoa que morreu após o rompimento de duas barragens na zona rural de Mariana (MG). Ainda há 25 pessoas desaparecidas.

    Segundo o delegado Rodrigo Bustamante, a família de Sileno Narkievicius de Lima, 47, identificou o corpo. Ele era motorista da Integral Engenharia, empresa que prestava serviços à Samarco, mineradora responsável pelas barragens.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024