• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 15:51:40 -03

    tragédia no rio doce

    Lama de barragens pode afetar ciclo reprodutivo de tartarugas ameaçadas

    ALEX CAVALCANTI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM VITÓRIA

    09/11/2015 18h28

    Projeto Tamar/Divulgação
    A tartaruga-gigante (Dermochelys coriacea), em risco de extinção, desova na região da foz do rio Doce, que será atingida pelo "mar de lama" das barragens de Mariana (MG)
    A tartaruga-gigante (Dermochelys coriacea), em risco de extinção, desova na região da foz do rio Doce, que será atingida pelo "mar de lama" provocado após queda das barragens de Mariana, no interior de MG

    A lama que escapou das barragens da mineradora Samarco na última quinta-feira (5), em Mariana (MG), pode comprometer o ciclo reprodutivo de uma das espécies de tartaruga mais ameaçadas de extinção no Brasil.

    A onda de rejeitos está percorrendo o rio Doce desde Minas Gerais e deve chegar nesta terça-feira (10) à foz do rio, no município de Linhares, litoral norte do Espírito Santo. O local é a única área regular de desova da tartaruga gigante Dermochelys coriacea no litoral brasileiro.

    O alerta foi dado pela coordenadora regional do Projeto Tamar, a veterinária Cecília Baptistotte. "A desova dessa espécie começa em setembro e atinge o pico em novembro. Elas sempre retornam a essa região e não sabemos como a presença desses dejetos na água vai afetar o comportamento dos animais", diz.

    Para evitar contaminação, técnicos do Projeto Tamar realizaram nesta segunda (9) a transferência de 17 ninhos de tartaruga identificados na foz do rio Doce. Os cerca de 840 ovos foram levados para uma área distante da foz. "Fizemos o possível para preservar esses ninhos, mas o pico da temporada de desova começa agora. Há muitas fêmeas próximo à praia", afirma a veterinária.

    ÁGUA MINERAL

    O governo do Espírito Santo lançou nesta segunda (9) uma campanha para a doação de água mineral para abastecer os moradores dos municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares, que devem ser afetados pela onda de lama. As doações estão sendo recebidas pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo.

    A previsão é que os rejeitos atinjam o reservatório da represa de Aimorés até o final da tarde, quando será suspensa a captação de água para abastecimento de Baixo Guandu, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais. Cerca de 25 mil pessoas devem ser afetadas.

    Na manhã desta terça, a lama deve chegar a Colatina, cidade com 111 mil habitantes, e seguir até Linhares, onde moram cerca de 140 mil pessoas.

    Caminho da lama

    MORTOS E EMBARGO

    A polícia confirmou hoje o nome da segunda pessoa que morreu após o rompimento de duas barragens na zona rural de Mariana (MG). Ainda há 25 pessoas desaparecidas.

    Segundo o delegado Rodrigo Bustamante, a família de Sileno Narkievicius de Lima, 47, identificou o corpo. Ele era motorista da Integral Engenharia, empresa que prestava serviços à Samarco, mineradora responsável pelas barragens.

    Todas as atividades da Samarco, empresa de mineração responsável pelas barragens de rejeitos que se romperam foram embargadas na região pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas, na última sexta-feira (6). O órgão anunciou nesta segunda-feira (9) a medida.

    Com a iniciativa, a empresa só está autorizada a realizar ações emergenciais que procurem minimizar o impacto da ruptura das estruturas e prevenir novos danos. Na quinta-feira, um mar de lama devastou o subdistrito de Bento Rodrigues, atingiu municípios vizinhos e deixou ao menos dois mortos e 25 desaparecidos, até a tarde desta segunda-feira.

    O embargo está previsto na legislação, segundo a secretaria, em situação emergencial para apurar as causas da tragédia e as consequências do rompimento da barragem na saúde da população e no meio ambiente.

    Só após adotar medidas de reparo dos danos a Samarco poderá retomar suas atividades na cidade. A empresa já tinha anunciado que também iria paralisar suas atividades no município de Anchieta, no Espírito Santo, ao final do estoque de minério, mas não especificou quando isso deverá ocorrer.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024