• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 12:56:57 -03

    Ilza Duckur Bignardi (1931-2015)

    Mortes: Uma vida dedicada à família e à pintura

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    11/11/2015 00h00

    O casamento não foi apenas um dia especial e uma roupa elegante para Ilza Duckur Bignardi. Os votos trocados com o então namorado, José, também significaram uma mudança de vida.

    Nascida em Corumbataí (a 201 km de São Paulo), Ilza deixou sua família e sua cidade para trás, assim como a profissão de professora primária, para seguir o marido até a capital paulista.

    Como era comum entre as jovens da época, decidiu se dedicar integralmente à família. Alternava os cuidados com a casa e a educação dos filhos, além dos conselhos e incentivos ao marido.

    Com o tempo, a pequena gráfica da família no centro de São Paulo se tornou uma indústria de papel e seu marido, fundador do Grupo Bignardi.

    Para José, mesmo de casa, Ilza era o pilar, não só da família, mas também de todo o negócio construído durante os 60 anos de casados.

    Meiga e sempre com voz baixa, ela usava a compreensão como base em sua relação com as pessoas. "Era muito carinhosa,dificilmente dava uma bronca mais exagerada", lembra o filho Ivan.

    Só depois dos filhos formados e casados, Ilza se permitiu buscar outras paixões. Acabou encontrando a pintura —começou como hobby, mas suas obras logo chegaram a compor exposições.

    Aos netos que vieram depois, ela reservava a mesma dedicação que deu aos filhos, agora acrescida de um interesse imenso pelas artes, sempre incentivando-os a pintar e até expor.

    Morreu no dia 30, aos 84 anos, vítima de um câncer. Deixa marido, três filhos, sete netos e três bisnetos.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA QUARTA

    João Ramón - Aos 57, casado com Célia Pruch Ramón. Deixa os filhos Jean e Jaqueline. Cemitério da Fazenda, em Itajaí (SC).

    Olga D'Andrea - Aos 95, viúva de Miguel D'Andrea. Deixa os filhos Elda, Miguel, Lúcia, netos e bisnetos. Cerimônia hoje (11/11), às 10h, no cemitério do Araçá.

    Rafael Lomonaco - Aos 93, casado com Helena Lomonaco. Deixa os filhos Paulo, Sandra e Beatriz, nora, genros e netos. Velório hoje (11/11), a partir das 8h, e funeral ao meio-dia, no cemitério do Araçá.

    Roberto Fleury Meirelles Filho - Aos 66, casado com Silvia Arana. Deixa os filhos Rodrigo, Graziela e Luisa, e os irmãos Gilda, Lucia, Marcos e Sônia. Cerimônia hoje (11/11), às 11h, no cemitério do Araçá.

    Umberto Luis de Campos Urban - Aos 77, casado com Lenice Sena Vieira Urban. Deixa os filhos Marisa, Ricardo, Mauricio e Luciane, netos e bisneto. Cemitério de Congonhas.

    *

    7º DIA

    Iolanda Vivan Scalco - Hoje (11/11), às 19h, na capela da igreja da Barra, r. Israel Dias, 300, em Balneário Camboriú (SC).

    Palmiro Cezar - Hoje (11/11), às 18h, na igreja N. S. Mãe do Salvador (Cruz Torta), av. Prof. Frederico Hermann Jr., 105, Alto de Pinheiros.

    Roberto Coimbra de Andrade - Hoje (11/11), ao meio-dia, na igreja São José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

    *

    1º ANO

    Carlos Prudente Corrêa - Amanhã (12/11), às 18h, na catedral Nossa Senhora do Sion, na av. Higienópolis, 983, Higienópolis.

    *

    25º MÊS

    Rubens Bernal Molina - Hoje (11/11), às 19h, na basílica N. S. do Carmo, r. Martiniano de Carvalho, 114, Bela Vista.

    *

    12º ANO

    Joao Muchatte - Hoje (11/11), às 20h, na igreja N. S. Consolata, r. Leão 13, 303, Jd. São Bento.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024