• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 15:57:51 -03

    Primeiro teste em suspeito de ebola tem resultado negativo

    DE BRASÍLIA

    12/11/2015 20h04

    O primeiro teste de ebola em paciente com suspeita de estar infectado deu negativo. A confirmação de que ele não possui a doença ocorrerá após um segundo exame, a partir de uma nova coleta de material, nesta sexta-feira (13).

    O paciente, de 46 anos, foi diagnosticado com malária e já está sendo tratado para a doença. De acordo com especialistas, são baixas as chances de uma coinfecção.

    O homem, cuja identidade não foi divulgada, chegou ao Brasil após passagem pela Guiné no dia 6 de novembro. Dois dias depois, ele começou a apresentar sintomas como febre alta, dor muscular e dor de cabeça.

    Ele foi atendido em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na Pampulha, em Belo Horizonte e, em seguida, transferido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, referência nacional para casos de ebola.

    De acordo com boletim médico divulgado nesta quinta-feira (12) pela Fiocruz, o paciente chegou "em bom estado geral", sem febre, mas desidratado, com falta de apetite e dor de cabeça.

    "Até a confirmação final do resultado, todas as pessoas que tiveram contato com o paciente seguem sendo monitoradas", informou nota do Ministério da Saúde.

    Segundo a pasta, uma vez confirmada o resultado negativo no segundo exame, o paciente deixará o isolamento e as 95 pessoas que tiveram contato com o brasileiro deixam de ser monitoradas. O ebola só é transmitido a partir do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes.

    Transmissão, evolução e tratamento do ebola

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024