• Cotidiano

    Thursday, 25-Apr-2024 09:33:20 -03
    Crise da água

    Haddad vai multar e cassar alvará de posto que não usar água de reúso

    ARTUR RODRIGUES
    DE SÃO PAULO

    25/11/2015 13h11

    O prefeito Fernando Haddad (PT) publicou nesta quarta-feira (25) decreto com a regulamentação da lei que obriga postos de gasolina e lava-rápidos a ter sistemas de água de reúso, sob risco de multa de mil reais e até cassação do alvará.

    De acordo com a legislação, os estabelecimentos da cidade de São Paulo deverão ter sistemas para captação, tratamento e armazenamento de água, seguindo resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

    Os estabelecimentos que descumprirem a lei, que já entra em vigor nesta quarta, serão notificados e devem regularizar a situação em 60 dias. A multa para quem desobedecer a lei é de mil reais.

    A reincidência será punida com valor dobrado e, em nova reincidência, o local terá o alvará cassado.

    Os postos e lava-rápidos serão obrigados a afixar placas e obter laudos que comprovam o funcionamento do sistema de água de reúso.

    O projeto havia sido sancionado em abril pelo prefeito, com prazo de 180 dias para que os donos dos estabelecimentos se adaptassem. O projeto, do vereador Dalton Silvano (PV), foi aprovado no início de 2015, após o Estado sofrer a maior seca em 84 anos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024