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    Publicidade pode melhorar paisagem paulistana, diz economista espanhol

    FABRÍCIO LOBEL
    DE SÃO PAULO

    08/12/2015 17h03

    Uma cidade cinza, sem brilho e afundada em profunda melancolia. É assim que Ferran Ferrer Viana, um espanhol especialista em urbanismo, define a paisagem da cidade de Barcelona no meio da década de 80, antes de passar por uma profunda reforma que a transformou em uma referência mundial em urbanismo.

    Ex-gerente do instituto municipal de Paisagem Urbana e Qualidade de Vida de Barcelona, Viana, esteve na última semana em São Paulo para o primeiro Congresso Internacional de Paisagem Urbana da cidade.

    Viana defende a construção de uma "unidade visual" na paisagem de São Paulo. Para Viana, o cenário paulistano é repleto de estímulos visuais diversificados e caóticos, que assim em como Barcelona pode ser transformado em um ambiente melhor para seus moradores.

    Mapics/Fotolia
    Parque Guell, em Barcelona, um dos inúmeros locais recuperados na cidade espanhola
    Parque Guell, em Barcelona, um dos inúmeros locais recuperados na cidade espanhola

    Um dos passos seria, depois da lei Cidade Limpa (que regulou a publicidade em vias públicas em São Paulo), voltar a aproveitar a publicidade para o embelezamento da paisagem.

    "Após a remoção da publicidade anárquica e ilegal, está se abrindo a porta a uma publicidade que possa ser ordenada e regulada para garantir que seus benefícios acumulados financiem ações de melhoria direta da paisagem", disse Viana. "Tem-se que perder o temor pela publicidade para que ele possa ser um elemento positivo na recuperação da paisagem urbana".

    EXPERIÊNCIA CATALÃ

    A experiência em Barcelona ocorreu também depois que uma forte campanha foi feita com o lema: Barcelona, mostre-se bela. Segundo Viana, a campanha foi amplamente conhecida e aceita pelos moradores, pelo governo e pela iniciativa privada, que passou a se interessar em participar de um projeto amplo cujo objetivo era o de melhorar a qualidade de vida da cidade.

    No caso da iniciativa privada, empresas passaram a ganhar isenção fiscal para patrocinar reformas que pudessem embelezar a cidade. Entre as ações feitas estão desde a reforma de prédios de grande valor arquitetônico a construção de espaços para recreação infantil em parques municipais.

    Viana contabiliza em cerca de 30 anos de campanha, foram transformados 52 mil ações de melhora de locais em 40% da área habitada de Barcelona. "Essas ações foram responsáveis para que o patrimônio arquitetônico tenha se convertido no principal ativo da cidade para turistas", comenta.

    PAULISTA FECHADA

    Pedro Saad - 25.out.15/Folhapress
    Avenida Paulista fechada para os carros no domingo
    Avenida Paulista fechada para os carros no domingo

    Uma das últimas intervenções em São Paulo, o fechamento da Paulista para carros aos domingos também foi comentada por Viana. Para ele, medidas como essa estão em moda no mundo que, sem dúvida, geram simpatia popular.

    Mas para ele, o fato de que o fechamento da avenida não possa se manter por toda a semana, "faz da medida uma anedota". "O mais importante é seguir recuperando espaços públicos para seu uso cotidiano de encontro e civilidade", disse.

    Divulgação
    Ferran Ferrer Viana, Ex-gerente do instituto municipal de Paisagem Urbana e Qualidade de Vida de Barcelona
    Ferran Ferrer Viana, Ex-gerente do instituto municipal de Paisagem Urbana e Qualidade de Vida de Barcelona

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