• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 03:47:15 -03

    Nicola Petragnani (1929-2015)

    Mortes: Químico, escultor e 'alquimista'

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    09/12/2015 00h00 - Atualizado às 15h53
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Na Itália do pós-guerra, um jovem menino acometido de poliomielite amarrava os pés nos pedais de uma bicicleta e saía pedalando. Tudo para que a paralisia gerada pela doença não se instalasse.

    E, de fato, não se instalou. A polio não parou o romano Nicola Petragnani, que chegou ao Brasil em 1947 com o pai —importante microbiologista da época— e o irmão.

    Terminou na USP o curso de química iniciado na Universidade de Roma, formando-se em 1951. Começava ali uma carreira de mais de 40 anos de pesquisador em laboratório, sempre na instituição paulista.

    Dedicou-se principalmente ao estudo de dois elementos químicos, o selênio —usado, por exemplo, em células fotoelétricas— e o telúrio, que costuma ser utilizado em ligas metálicas.

    A crescente informatização do trabalho, porém, afastou o prazer que Nicola sentia com o manuseio dos elementos.

    No início dos anos 1980, foi redescobrir essa alegria com a escultura. O ferro, o cobre e o bronze, entre outros metais, foram soldados e moldados até se transformarem em pássaros, gatos, peixes e guerreiros.

    Combinava metais, plásticos e madeira num trabalho quase de alquimista.

    As cerca de 150 esculturas ocupavam grande parte da casa em Guarujá, no litoral paulista, onde passou mais de 50 verões com a mulher, Sema. Hoje, estão divididas entre familiares, já que nunca pensou em vendê-las.

    Morreu no dia 5, aos 86 anos, em decorrência de complicações de um câncer de pele. Deixa a mulher, um sobrinho, nora e irmão.

    A missa de sétimo dia será rezada no dia 14, às 10h, na igreja São José, no Jardim Europa, em São Paulo.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA QUARTA

    Luiz de Carvalho - Aos 91. Viúvo de Mirella Barbato de Carvalho. Deixa as filhas, Helida e Monica, e a neta, Mirella. Crematório do Rio de Janeiro.

    Marianne Simon - Aos 104. Deixa as filhas Mirjam Eliza e Darcy Lilian, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã.

    *

    7º DIA

    Marcelo Teixeira de Carvalho Chacon de Freitas - Hoje (9/12), às 19h, na paróquia Nossa Senhora Mãe do Salvador, av. Professor Frederico Hermann Júnior, 105, Pinheiros.

    Maria Helena Aguiar Ribeiro - Hoje (9/12), às 18h30, na igreja da Conceição de Santa Ifigênia, r. Santa Ifigênia, 30, centro.

    *

    1º MÊS

    Nair Paiva Ueberbacker - Hoje (9/12), às 19h, na igreja N. S. Aparecida, av. Corifeu de Azevedo Marques, Butantã.

    Roberto Fleury Meirelles Filho - Amanhã (10/12), às 17h30, na igreja N. S. do Brasil, praça N. S. do Brasil, Jd. Paulista.

    *

    1º ANO

    Lucy Tilkian Rizzo - Amanhã (10/12), ao meio-dia, na igreja São José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024