• Cotidiano

    Thursday, 16-May-2024 11:04:13 -03

    Após ameaças de bombas, CPTM reabre estações da linha 11-coral

    DE SÃO PAULO

    11/12/2015 06h46 - Atualizado às 14h22

    Edson Sales/Folhapress
    Plataforma da estão Guaianases da CTPM é esvaziada após suspeita de bomba
    Plataforma da estão Guaianases da CTPM é esvaziada após suspeita de bomba

    A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) reabriu as estações Guaianases e Corinhtians-Itaquera da linha 11-coral após fechá-las por quase cinco horas devido a ameaças de bombas.

    A primeira a ser esvaziada e fechada foi a de Guaianases por volta das 6h. Na estação, a Polícia Militar diz que foi encontrada uma sacola com celular amarrada com três produtos. Logo em seguida, por volta das 6h30, foi a vez da estação Corinhtians-Itaquera receber um alerta de bomba e ser esvaziada. No local, a polícia achou três tubos enrolados com fita crepe em uma lixeira.

    Por volta das 9h40, a polícia foi acionada para verificar um artefato no estacionamento da estação Brás, da linha 3-vermelha do Metrô, que faz baldeações para as linhas 11-coral e 10-turquesa da CPTM. A circulação no trecho entre Brás e Tatuapé, das linhas 11-coral e 12-safira, ficou interrompida entre 10h30 e 10h50.

    Com o fechamento das estações, muitos passageiros tiveram dificuldades para se deslocarem para a região central da cidade, principalmente os moradores da Grande São Paulo, já que a circulação de trens entre as estações Antonio Gianetti Neto e Tatuapé foi interrompida.

    Os passageiros que precisavam vir ou ir para os municípios de Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, utilizaram a linha 12-safira. Em direção à capital paulista, o embarque era realizado na estação Calmon Viana com destino ao Tatuapé ou Brás, ambas da linha 3-vermelha do Metrô.

    O Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) foi acionado para desarmar os artefatos. A SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que os artefatos eram todos simulacros contendo tubos cheios de areia. Por volta das 10h50, as estações foram reabertas e o fluxo normalizado.

    A SPTrans (empresa municipal de transportes) informou que não foi acionado o sistema Paese (plano de emergência). Segundo a empresa, dez linhas de ônibus (confira a relação abaixo), que teriam como desembarque as estações Guaianases e José Bonifácio, tiveram seu itinerário alterado às 6h40 para a estação Itaquera.

    O Metrô de São Paulo informou que as transferência para estações da linha 3-vermelha são gratuitas. Na estação Brás, a transferência é liberada o dia inteiro. Já nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, o Metrô informou que antecipou a liberação da área de transferência nessas estações devido às suspeitas de bombas nas estações da CPTM. Normalmente, as transferências são realizadas das 9h às 15h.

    *

    LINHAS DE ÔNIBUS COM ITINERÁRIO ALTERADO

    • 273L-10 CPTM JOSÉ BONIFÁCIO-METRÔ ARTUR ALVIM
    • 3768-10 VILA YOLANDA - CPTM JOSÉ BONIFÁCIO
    • 4053-10 GUAIANAZES - CPTM JOSÉ BONIFÁCIO
    • 2004-10 JD. NSA. SRA. DO CAMINHO - EST. CPTM GUAIANAZES
    • 3006-10 JD. FANGANIELO - ESTAÇÃO CPTM GUAIANAZES (CIRC.)
    • 4051-10 JD. SÃO PAULO - CPTM GUAIANAZES
    • 4052-10 CPTM GUAIANAZES - METRÔ ITAQUERA
    • 4055-10 CPTM GUAIANAZES - VILA SOLANGE
    • 3064-10 CID. TIRADENTES - EST. GUAIANAZES-CPTM
    • 3025-10 JD. WILMA FLOR - EST. GUAIANAZES-CPTM
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024