• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 22:35:17 -03

    Chuva forte provoca alagamentos e quedas de árvores em São Paulo

    DE SÃO PAULO

    12/12/2015 18h22

    Gero/Folhapress
    Mulher caminha pela rua Agreste de Itabaina, na zona leste de São Paulo, durante alagamento
    Mulher caminha pela rua Agreste de Itabaina, na zona leste de São Paulo, durante alagamento

    A chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde deste sábado (12) provocou alagamentos e quedas de árvores na capital paulista. A região da Penha (zona leste) chegou a ficar em estado de alerta por conta do transbordamento de córregos até por volta das 18h.

    A chuva teve início por volta das 15h e foi provocada por áreas de instabilidade que vieram do interior do Estado. A Penha foi a região que registrou o maior volume de chuva, onde foram registrados transbordamentos dos córregos Tiquatira, Fraquinho e Ponte Rasa.

    Além da Penha, que teve 57,2 milímetros de chuva, os bairros do Tremembé (40,8 mm), Aricanduva (38,6 mm) e Itaquera (38,4 mm) também registraram grande volume de chuva, segundo balanço divulgado pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura.

    Também foram registrados ventos fortes e quedas de árvores na cidade. A prefeitura contabilizou ao menos três árvores caídas após ventos que chegaram a ultrapassar os 70 km/h. Apesar disso, não houve registro de problemas nos aeroportos de Congonhas (zona sul) e Cumbica (em Guarulhos).

    Um avião da companhia Avianca, no entanto, teve que retornar à capital paulista após decolar em direção ao Rio de Janeiro depois de uma chuva de granizo trincar o para-brisas da aeronave. De acordo com um passageiro, o voo passou por forte turbulência.

    No início da noite, as áreas de instabilidade seguiram para o Vale do Paraíba, mas alguns alagamentos persistiam, segundo o CGE. No domingo (13), o tempo não deve ter grande alteração. O dia deve começar com sol e temperaturas em elevação, podendo haver novas pancadas de chuvas durante a tarde.

    *

    Veja onde estão os alagamentos:

    - av. Antonio Estevão de Carvalho, altura da praça Divinolândia, ambos os sentidos;
    - av. Educa Paulo Freire, altura da rua Baracela, sentido centro;
    - av. Calim Eid, altura da rua Julio Sayago, ambos os sentidos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024