• Cotidiano

    Friday, 17-May-2024 07:32:34 -03

    Estação da Luz recebe obras para reabrir na semana que vem

    JULIANA GRAGNANI
    DE SÃO PAULO

    23/12/2015 19h09

    Uma empresa de engenharia fará obras emergenciais na estação da Luz, atingida por um incêndio nesta semana, para tentar retomar a circulação de trens da CPTM. A previsão é que as obras terminem na segunda (28).

    A Organização Social IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, que gere o Museu da Língua Portuguesa contratou a empresa Concrejato para realizar as ações, após uma análise do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O valor das obras não foi divulgado. O IPT avaliou os danos do incêndio, que destruiu completamente o museu, a pedido da CPTM.

    O objetivo das obras é estabilizar uma parede que dá para a plataforma de trens. Com o fogo, uma viga metálica no interior da estação dilatou, empurrando a parede. Trincada, a estrutura pode cair sobre a gare.

    Essa viga será escorada e cabos de aço serão estendidos de um lado para o outro, reforçando a estabilidade do edifício. Com guindastes, partes do telhado de madeira que foram carbonizadas serão retiradas.

    Depois das ações emergenciais, o IPT analisará o local novamente para avaliar se poderá ser aberto para a circulação dos trens.

    Caso a avaliação seja positiva, três de quatro vias serão abertas, normalizando as linhas 7-rubi e 11-coral. Com uma via a menos, o embarque e desembarque da linha 11-coral seria feito em apenas uma plataforma, aumentando o intervalo de circulação.

    O acesso seria feito pela rua Mauá. O outro lado da estação, em frente à praça da Luz, seguiria interditado.

    Segundo o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araújo, os órgãos de preservação municipal, estadual e federal aprovaram as obras.

    USUÁRIO

    Enquanto a estação da Luz segue interditada para a CPTM, o usuário do serviço de trens precisa encerrar sua viagem um ponto antes.

    No caso de quem se desloca pela linha 7-rubi, os trens de Francisco Morato e Jundiaí param na estação Palmeiras-Barra Funda, onde é possível fazer a integração com a linha 3-vermelha do metrô.

    Já quem usa a linha 11-coral, que liga o centro da cidade à zona leste, deve encerrar a jornada na estação Brás, que também está integrada à linha 3 do metrô.

    Segundo a CPTM, os serviços do metrô são suficientes para suprir a demanda de deslocamentos.

    A linha 1-azul e a linha 4-amarela seguem em operação normal na estação da Luz, que costuma receber 300 mil passageiros por dia.

    ATESTADO DE BOMBEIROS

    Destruído pelo incêndio da tarde de segunda (21), o Museu da Língua Portuguesa não tinha o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros nem alvará de local de reunião, emitido pelo município.

    Reportagem da Folha revelou que pelo menos noves centros de cultura em São Paulo, como o Masp e o MAM, não têm atestado de segurança do Corpo de Bombeiros ou alvará da prefeitura.

    "Os [centro culturais] que não têm já têm pedidos apresentados", afirmou nesta quarta (23) o secretário Marcelo Araújo.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024