• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 16:41:57 -03

    Após forte chuva e alagamentos, São Paulo sai de estado de atenção

    DE SÃO PAULO

    24/12/2015 17h15

    A forte chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde e parte da noite desta quinta-feira (24) deixou a marginal Pinheiros e as zonas oeste e sul da capital paulista em estado de atenção para alagamentos.

    Às 20h30, a chuva já havia perdido força, e todas as regiões da cidade já estavam fora de estado de atenção.

    De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, entre 13h e 19h foi registrada uma média de 7,2 mm de chuva. A zona leste foi a mais afetada: em São Mateus, foram 35,5 mm, no Itaim Paulista, 33,5 m e em Cidade Tiradentes, 18,8. Ao longo de todo o dia, a média ficou em 13,1 mm.

    As regiões da capital entraram em alerta por volta das 19h08. Além disso, dois córregos transbordaram devido à chuva.

    Por volta das 19h40, o córrego do Morro do S transbordou na altura da avenida Carlos Caldeira Filha com a rua Túlio Mugnaini, em Campo Limpo, na zona sul da cidade. Às 19h50, foi a vez do córrego Pirajuçara, na zona oeste, transbordar na altura da avenida Francisco Morato com a rua Jantucci.

    Às 19h08, a marginal Tietê e a zona norte da cidade deixaram o estado de atenção. Por volta das 16h45, os bairros de Vila Maria, Vila Guilherme, Santana, Jaçanã, Tremembé e a marginal Tietê entraram em atenção. Às 17h48, toda a zona norte entrou em estado de atenção.

    Por volta das 20h30, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não registrava nenhum ponto de alagamentos na cidade. Mais cedo, a companhia chegou a registrar cinco pontos: três na zona norte e dois na zona leste.

    Meteorologistas do CGE informaram que a chuva desta quinta ocorre em consequência de áreas de instabilidades, associadas ao forte calor com a alta disponibilidade de umidade na atmosfera, reforçadas pela entrada da brisa marítima. Inicialmente, a chuva começou na região do ABC paulista e se desloca pela zona leste e norte da cidade.

    A temperatura média em São Paulo é de 31°C, de acordo com as estações meteorológicas do CGE. Os meteorologistas afirmam que nas próximas horas o tempo continua instável com possibilidade de chuva em outras áreas da capital paulista e na Grande São Paulo.

    Os próximos dias continuam com alta probabilidade de chuvas fortes em forma de pancadas, causadas pela combinação de calor, umidade e a chegada da brisa marítima. De acordo com os meteorologistas, a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de fortes rajadas de vento entre o meio da tarde e o início da noite desta sexta-feira (25), data em que se comemora o Natal. A temperatura mínima deve ficar em torno de 22°C e a máxima em torno de 30°C.

    Para o sábado (26), a previsão também é de chuva acompanha de trovoadas com raios e eventuais rajadas de vento. A temperatura mínima deve ficar em torno de 21°C e a máxima não deve ultrapassar os 30°C.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024