• Cotidiano

    Thursday, 04-Jul-2024 22:54:42 -03

    Praia onde turista foi atacado por tubarão reabre em Noronha

    KLEBER NUNES
    DO RECIFE

    25/12/2015 15h06

    Depois de registrar o primeiro ataque de tubarão em Fernando de Noronha (PE), a baía do Sueste foi reaberta à visitação nesta sexta-feira (25), dia de Natal. Com o acesso limitado entre 10h e 15h, não foi registrado nenhum incidente.

    A praia estava interditada desde a última segunda (21), depois que o turista paranaense Márcio de Castro Palma da Silva, 32, foi atacado por um tubarão. O visitante perdeu a mão direita e parte do antebraço.

    Durante o período em que ficou fechada, pesquisadores do ICMBio realizaram monitoramento da área por meio de mergulhos e de drones. Em nota, o instituto informou que não foi "detectada nenhuma anormalidade, considerando se tratar de um ambiente natural bem preservado".

    De acordo com informações da assessoria de imprensa de Fernando de Noronha, o movimento de turistas foi normal e muitos entraram no mar para mergulho. A atividade só foi permitida com o acompanhamento de guias credenciados pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), que gerencia o parque nacional marinho.

    Até o dia 4 de janeiro, a baía terá reforço na fiscalização. Pelo menos quatro fiscais do ICMBio ficarão na areia orientando os banhistas e outro dois monitores acompanharão a movimentação dentro da água.

    ATAQUE

    Em entrevista à imprensa, na quarta (23), Palma da Silva contou que já tinha feito um mergulho, mas decidiu voltar a uma área de água menos turva. O turista disse que só percebeu a presença do tubarão quando ele já estava próximo.

    Reprodução/G1
    "Só tenho que agradecer, é uma oportunidade de viver novamente", disse, na tarde desta quarta-feira (23), o contador paranaense Márcio de Castro Palma da Silva, de 32 anos, que perdeu a mão e parte do braço direito ao ser atacado por um tubarão em Fernando de Noronha na última segunda (21). Ele conversou com a imprensa na Unidade III da Unimed, hospital particular da Ilha do Leite, área central do Recife, onde está internado
    Márcio de Castro Palma da Silva, 32, que perdeu parte do braço direito ao ser atacado por um tubarão

    O tubarão, cuja espécie ainda é desconhecida, mordeu a mão e o braço direito do turista. Ele foi atendido por um médico que estava na praia. Na manhã da terça (22), viajou para o Recife, onde foi atendido no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central da capital pernambucana.

    Após a cirurgia no HR, o paciente foi transferido para o hospital da Unimed Recife, na Ilha do Leite. Segundo o último boletim médico, o paranaense se recupera bem, mas não tem previsão de alta.

    Este foi o primeiro ataque registrado no arquipélago de Fernando de Noronha nos últimos 23 anos, desde que começou o monitoramento.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024