• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 15:19:09 -03

    Rio de Janeiro

    Novo trecho do bonde de Santa Teresa é reaberto

    DO RIO

    28/12/2015 17h26

    Tânia Rêgo/Agência Brasil
    Rio de Janeiro - Bonde de Santa Teresa inicia testes em trecho desativado desde o acidente de agosto de 2011, entre o Largo do Curvelo e o Largo dos Guimarães (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
    Passagem do bonde de Santa Teresa, entre o Largo do Curvelo e o Largo dos Guimarães, no Rio

    O bonde de Santa Teresa voltou a circular nesta segunda-feira (28) entre os largos da Carioca e dos Guimarães, região central do Rio, após mais de quatro anos. O trecho estava interrompido desde agosto de 2011, quando um bonde descarrilou. Seis pessoas morreram e outras 57 ficaram feridas.

    O sistema, contudo, ainda está em pré-operação. Os bondes vão circular entre 11h e 16h, com embarque gratuito.

    Em julho deste ano, o trajeto entre os largos da Carioca e do Curvelo havia sido aberto à circulação dos bondes. A expectativa da Secretaria Estadual de Transportes é de que ainda em janeiro de 2016 outro trecho seja reaberto.

    Apesar disso, as obras, orçadas em R$ 110 milhões, estão atrasadas. A última previsão de entrega total dos trilhos era junho deste ano. Agora, o novo prazo é 2017.

    "Nossos próximos passos serão os três quilômetros de vias que estão sendo construídos entre a Praça Odylo e o Largo do França. E, na primeira semana de janeiro, entregaremos o serviço da Francisco Muratori, que não funcionava desde 1966, ligando a Lapa com Santa Teresa e com a estação da Carioca", disse o secretário Carlos Roberto Osório.

    O bonde de Santa Teresa circula desde 1896. Os trechos até Silvestre e o Largo das Neves, ambos saindo do Largo do Guimarães, ainda não estão em operação.

    Em novembro deste ano, a Justiça bloqueou os bens ex-secretário de Transportes Júlio Lopes e de outros três executivos. O bloqueio é de R$ 6,3 milhões e será dividido entre os quatro réus. Todos os acusados ainda podem recorrer.

    O processo foi aberto a pedido do Ministério Público estadual para apurar possível omissão na manutenção preventiva dos bondes de Santa Teresa. A ação investiga ainda se houve dano ao erário e improbidade administrativa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024