• Cotidiano

    Wednesday, 27-Nov-2024 06:52:21 -03

    Sem dinheiro, prefeito 'contrata' carneiros para roçar mato alto

    KAIO ESTEVES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM ARAÇATUBA (SP)

    31/12/2015 12h32

    O prefeito Oswaldo Alfredo Pinto (PMDB), de Irapuã, cidade com pouco mais de 7.200 habitantes no interior de São Paulo, encontrou um jeito mais econômico de roçar o mato que cresce nos terrenos públicos da cidade: "contratou" dez carneiros.

    Nesta época do ano, com o período mais chuvoso, o mato cresce mais rápido. E, no lugar da roçadeira, a prefeitura aproveitou o apetite dos carneiros. A população da pequena cidade, agora, convive com os animais passeando pelas ruas.

    Segundo a prefeitura, a cidade enfrenta problemas financeiros, com uma dívida de quase R$ 300 mil, e precisou apelar para os animais porque não pode contratar mais funcionários agora. "Eu nunca fiquei devendo e agora estou com este problema. Mas eu crio carneiros faz tempo, essa história é antiga. Com eles limpando eu não preciso usar roçadeira", disse o prefeito, que é padre e está no seu segundo mandato.

    Os animais já trabalharam nas praças da cidade e até em um posto de saúde, onde, segundo a prefeitura, três carneiros conseguiram, em uma semana, abaixar o matagal que estava na altura da janela do prédio.

    José Mário Zanini
    Prefeito decide colocar animais para roçar o mato em terrenos públicos em Irapuã
    Prefeito decide colocar animais para roçar o mato em terrenos públicos em Irapuã

    "Eu crio carneiros há 15 anos e tive a ideia de fazer isso. Arrematei todos eles nos leilões beneficentes que têm aqui e coloquei eles para comer o mato alto dos pastos", disse o prefeito. Segundo ele, um carneiro consegue fazer o trabalho de três homens. "É uma força de expressão falar isso, mas eles fazem direitinho mesmo".​

    Alguns moradores acharam a medida curiosa. Outros questionam a falta de recursos da cidade e se dizem envergonhados.

    "Uma cidade com um Orçamento de R$ 22 milhões não tem dinheiro para fazer manutenções?", questionou um morador, que preferiu não se identificar.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024