• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 05:56:58 -03

    Alberto Targino (1912-2016)

    Mortes: Empreendedor dedicado à cachaça

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    06/01/2016 00h00

    O empreendedorismo era uma característica de Alberto Targino. Nos seus 103 anos de vida, foi vendedor, delegado, vereador, prefeito, construtor e produtor de cachaça.

    Nascido em Fortaleza, em uma família de nove irmãos, se mudou ainda jovem para Aquiraz, onde seu pai abriu a fábrica de cachaça conhecida como Sítio Colégio.

    O negócio foi herdado por Alberto após a morte do pai, ainda na década de 1930. Logo em seguida, registrou a marca Colonial para a bebida vendida só como "a cachaça do Sr. Tibúrcio" -seu pai.

    Nas décadas seguintes, ampliou a produção, abriu uma nova fábrica e uma unidade de engarrafamento. Tudo isso enquanto atuava como delegado, cumpria mandato como vereador e três como prefeito de Aquiraz.

    Toda a trajetória foi vivida ao lado da mulher, Laís, com quem se casou na década de 1940 -permaneceram juntos até a morte dela, em 1997.

    Também nascida em Fortaleza, ela logo o convenceu a retornar para a capital cearense, embora Alberto mantivesse os negócios em Aquiraz. Alternava os dias entre as cidades; depois, com a melhora das estradas, passou a fazer a viagem diariamente.

    Com oito filhos, Alberto manteve todos sempre unidos, inclusive no trabalho. "A lição dele era que, se brigasse, a herança seria dividida por dois, metade para os filhos e metade para os advogados", conta o filho Cláudio.

    Mesmo com os herdeiros no negócio, continuou a frequentar a empresa até perto dos cem anos, atento a tudo.

    Morreu dia 2, aos 103, de causas naturais. Deixa oito filhos, 21 netos e 23 bisnetos.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    VEJA MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA TERÇA-FEIRA

    Alice Picasso Antonio - Aos 82, viúva de José Agostinho Antonio. Deixa dois filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

    Angelina Alves Coutinho - Aos 89, viúva de Damião Alves Coutinho. Deixa sete filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

    Antonio Augusto Simão - Aos 95, viúvo de Lidia do Céu Pintinha. Deixa dois filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

    *

    7º DIA

    Américo Finardi - Na quinta (7/1), às 19h, na igreja Santo Eduardo, r. dos Italianos, 567, Bom Retiro.

    Maria Yolanda Costa Ferreira - Nesta quarta (6/1), às 17h, na igreja da Imaculada Conceição, av. Brig. Luis Antonio, 2.071, Bela Vista. E na quinta (7/1), às 18h30, na igreja São Gabriel, av. São Gabriel, 108, Jardim Paulista.

    *

    EM MEMÓRIA

    Olten Ayres de Abreu - Nesta quarta (6/1), às 18h30, na igreja do Santíssimo Sacramento, r. Tutoia, 1.125, Paraíso.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024