• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 17:04:26 -03

    José Pacheco (1925-2016)

    Mortes: Dedicação depois da aposentadoria

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    12/01/2016 00h00

    Não havia mais clientes ou ações judiciais, mas José Pacheco continuava a ir diariamente ao seu escritório no bairro da Liberdade, no centro da capital paulista, e, as vezes, até mesmo ao fórum. A rotina o mantinha próximo dos colegas e da profissão que tanto amava, mesmo depois da aposentadoria.

    Em casa mantinha a enorme coleção de livros, principalmente de temas jurídicos, que lia incansavelmente.

    A dedicação de José às leis começou ainda na década de 1950, quando ingressou no curso de direito da USP.

    Advogou por alguns anos e logo se tornou juiz, tendo passado por cidades como Pirassununga, Pitangueiras, Caconde, Descalvado, antes de ser transferido para São Paulo, onde nasceu e se tornou desembargador. Foi, inclusive, o primeiro juiz da comarca de Tambaú.

    Também foi por meio da profissão que conheceu sua grande companheira, Elizabeth, que era advogada. A união, no entanto, não durou muito, com a morte dela em 1980, apenas seis anos depois do casamento. Dedicado ao emprego e à filha, José não voltou a se casar.

    Com uma postura sempre séria, não era bravo, mas não admitia coisa errada. Nos momentos de lazer, gostava de viajar para Guarujá (litoral de SP) e frequentar teatros, paixão que trouxe ainda da juventude. Na época de escola, chegou a fazer parte de grupos de teatro amador, atuando como ator e diretor.

    Morreu no dia 1º, aos 90 anos, em decorrência de complicações de um AVC (acidente vascular cerebral). Deixa a filha, Monalisa, o genro, um neto e duas irmãs.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    VEJA MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA TERÇA-FEIRA

    José Salcedo Aleixo - Aos 93, casado com Yolanda Colombo Aleixo. Deixa filhas, netas e bisnetas. Cemitério de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia.

    Max Arnold Flury - Aos 92, viúvo. Deixa os amigos. Crematório Municipal de Campinas (SP).

    Messias Vitorino de Oliveira - Aos 77 anos, casado com Maria Domingas. Deixa os filhos, Deibi, Vagner e Denise, os netos, Jhonatan, Eduardo, Jefferson, Tiago, Jeniffer e Gustavo, e os dois bisnetos, Noemi e Pedro Henrique. Cemitério Municipal de Itapevi (SP).

    Thea Vera Souccar - Aos 74, casada com Victor David. Deixa os filhos, Edy Jack e David, e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

    *

    7º DIA

    Ayrton Antonio Corazza - Nesta quarta (13), às 12h45, na igreja Nossa Senhora do Brasil, praça Nossa Sra. do Brasil, Jardim Paulista.

    Francisca Belizia Schlithler - Nesta quarta (13), às 19h30, na igreja São João Bosco, r. Cerro Corá, 2.101, Alto da Lapa.

    Jaldiléa Lopes Augusto - Nesta quarta (13), às 19h30, na igreja Imaculada Conceição, av. Brigadeiro Luís Antônio, 2.071, Bela Vista.

    José Roberto Martins Ferreira - Nesta terça (12), às 18h30, na igreja Santa Rosa de Lima, r. Apiacás, 250, Perdizes.

    Lydia de Agostinho Scarpelli - Nesta terça (12), às 16h, na igreja Santo Antônio, r. Santo Antônio, 486, Granja Viana, em Cotia, SP.

    *

    30º DIA

    Carlos Auricchio - Nesta terça (12), às 10h, na Capela da Igreja São Judas, av. Itacira 2801 - Planalto Paulista.

    *

    1º ANO

    Wilton Christovam dos Santos - Nesta terça (12), às 20h, na igreja Santuário São Judas Tadeu, av. Jabaquara, 2682, Mirandópolis.

    *

    3º ANO

    Angela Maria M. de Barros - Nesta terça (12), às 19h30, na igreja Imaculada Conceição, av. Brigadeiro Luís Antônio, 2.071, Bela Vista.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024