• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 15:16:15 -03

    Maria Flora Rio Pardo (1966-2016)

    Mortes: Uma moleca apaixonada por fazer revistas

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    22/01/2016 00h00

    A alegria e o jeito moleca eram marcas registradas de Maria Flora Rio Pardo. Passava trote para os próprios filhos com voz de personagens, dizia ter uma lombriga responsável por sua fome e não perdia um episódio de suas séries de TV preferidas.

    Nascida e criada na zona norte da capital paulista, Flora descobriu cedo sua vocação para as artes plásticas. Assim, seu emprego de secretária logo deu lugar a trabalhos de diagramação, produção gráfica, até assumir toda parte de criação. Conhecia e gostava da arte de fazer revistas e, mais recentemente, de produzir livros. Não tinha problema em passar madrugadas em claro e amava o que aprendia no processo. Recentemente, descobriu que adorava futebol e acabou impressionada com a história do jogador Heleno de Freitas.

    Toda essa jornada era acompanhada pelo marido, Geraldo, com quem estava casada havia 17 anos.

    Os dois se conheceram ainda na adolescência, mas Flora se mostrava séria e não dava bola para ele. Foi preciso amigos em comum para aproximá-los, e o namoro começou só em 1985, na inauguração do bar do Dunha, perto de onde moravam. O casamento veio 13 anos depois.

    Em casa, Flora mantinha a mesma calma e descontração que tinha no trabalho. "Até as broncas eram dadas com carinho", lembra Geraldo.

    O pouco momento livre que tinha era dedicado aos filhos. Seu lazer era ouvir música e brincar com sua gata e sua cachorrinha.

    Morreu dia 10, aos 49, após um infarto fulminante. Deixa o marido, a mãe, dois filhos, irmão, cunhada e sobrinho.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    VEJA MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA SEXTA-FEIRA

    Caio de Paula Machado - Aos 90, viúvo de Sylvia Cecília Nyffeler de Paula Machado. Deixa os filhos Caio, Isaura e Sylvia, nora e netos. Cemitério da Consolação.

    Emilia de Souza Carvalho - Aos 94, viúva de Laudelino de Souza Carvalho. Deixa oito filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

    Eronilda Oliveira Pereira Lazaro - Aos 51, casada com Gilmar Batista Lazaro. Deixa dois filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

    *

    30º DIA

    Guilherme Oswaldo Vicente de Azevedo - Sábado (23), às 15h, na igreja do Calvário, r. Cardeal Arcoverde, 950, Pinheiros.

    *

    1º ANO

    Vera Gomide Gouvêa - Nesta sexta (22), às 18h, na igreja Imaculado Coração de Maria, r. Jaguaribe, 735, Santa Cecília.

    *

    5º ANO

    Elisabete Gomes de Mattos Campos Vergueiro - Sábado (23), às 18h, na igreja Assunção de Nossa Senhora, al. Lorena, 665, Jd. Paulista.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024