• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 08:17:17 -03

    Cem pessoas se ferem após ventania de 120 km/h em Porto Alegre

    DE CURITIBA

    30/01/2016 12h28

    Ao menos cem pessoas ficaram feridas como consequência de um temporal com ventos de até 120 km/h na noite desta sexta-feira (29), em Porto Alegre.

    Os ferimentos foram todos leves, em pessoas que foram atingidas com estilhaços de vidro ou choques elétricos, segundo informou a Defesa Civil Estadual.

    A ventania, por volta das 22h, durou apenas uma hora, mas a intensidade foi suficiente para derrubar cerca de 300 árvores e galhos, atingir a fiação elétrica e interromper o fornecimento de energia.

    Até as 15h, ainda havia 210 mil imóveis sem energia elétrica, segundo a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica).

    Jefferson Botega/Agência RBS
    Árvore cai em rua de Porto Alegre após temporal com ventos de até 120 km/h
    Árvore cai em rua de Porto Alegre após temporal com ventos de até 120 km/h

    A empresa está priorizando os trabalhos para restabelecer a energia em locais chave, como os hospitais HPS, o Instituto do Coração e o Presidente Vargas. Mas até a companhia sofreu danos: um cabo de fibra ótica do provedor de dados da CEEE rompeu-se com o temporal.

    A força dos ventos foi tão intensa que o Cisne Branco, uma tradicional embarcação turística da cidade, virou durante a tempestade. Ninguém estava no barco no momento do temporal.

    O sábado começou com sol na capital gaúcha, mas nas ruas ainda há cabos de luz rompidos e galhos de árvores.

    Bairros da região central, conhecidos pela boa arborização, foram muito afetados. Há ruas com metade das árvores derrubadas.

    Grandes avenidas, como a Ipiranga, estão interditadas, e há postes derrubados. O parque da Redenção, o principal da cidade, está praticamente intransitável por causa das árvores caídas. Muitas delas foram arrancadas pela raiz.

    Vídeo POA

    Colaborou FELIPE BÄCHTOLD, de Porto Alegre

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024