• Cotidiano

    Tuesday, 23-Apr-2024 13:25:21 -03

    Taxistas pregam 'guerrilha' e 'porrada' contra Uber em redes sociais; ouça

    FELIPE SOUZA
    DE SÃO PAULO

    03/02/2016 02h00

    Em meio ao acirramento da disputa com motoristas do Uber, taxistas passaram a usar grupos de mensagens de celular para planejar uma "guerrilha" contra condutores do aplicativo.

    A Folha teve acesso a áudios enviados em grupos de até cem taxistas no Whatsapp que ensinam como os profissionais devem agir em ataques contra o Uber sem que a categoria seja responsabilizada pelas ações.

    Ouça

    Ouça

    "Eu acho melhor montar um esquadrão à paisana de moto que saia por aí resolvendo o problema de outra forma. Taxista chega só para denunciar. Se o cara [motorista do Uber] está com os quatro pneus arriados, vai para onde? Qual o borracheiro mais próximo da Cidade Jardim? A Uber vai fornecer guincho?", diz um taxista de São Paulo.

    Ele continua e afirma que a categoria precisa organizar melhor os ataques. "Está faltando estratégia. Nós vamos ter de entrar numa fase de guerrilha. Fazer guerrilha contra os caras. Delícia. Que nem o caça-fantasmas, vamos montar o caça urubu."

    Reprodução/Folhapress
    Reprodução de tela do aplicativo alerta para ato de taxistas contra o Uber
    Reprodução de tela do aplicativo alerta para ato de taxistas contra o Uber

    Em outro grupo, de profissionais do Rio, um taxista comenta que os ataques em série deixarão os motoristas do Uber com medo de trabalhar. "Engrossou? Cai para a porrada. Saiu no amor? Show de bola. No outro dia, a gente perturba em outro lugar e assim vai. Um mês, dois meses nego vai ficar puto, vai cansar, ter alguma reação", diz.

    Em outro áudio, um taxista, também do Rio, pede para que todos os integrantes saiam de um dos grupos do WhatsApp por temer que as mensagens enviadas sejam usadas como evidência de um ataque deles contra motoristas do Uber em um posto de gasolina.

    "O último que ficar apaga o grupo hein? (...) Isso aqui está fornecendo prova contra a gente. Amigo está lá no posto colhendo informações, o moleque é polícia. O dono do posto veio numa Hilux e cedeu as imagens à Polícia Civil. Vou aconselhar a quem participou do rolezinho, efetivamente, que saia do grupo", afirma.

    Do outro lado, os motoristas do Uber também usam o WhatsApp para fugir de ataques. Eles também passaram a receber alertas do aplicativo sobre protestos de taxistas.

    No último sábado (30), o aplicativo enviou mensagens para os motoristas evitarem a rua Visconde de Parnaíba, na Mooca (zona leste), onde haveria um protesto de taxistas.

    Motoristas do Uber ouvidos pela Folha disseram que não foi a primeira vez que o aplicativo emitiu os alertas.

    INVESTIGAÇÃO

    A guerra entre taxistas e motoristas do Uber se acirrou na última quinta (28), quando carros de motoristas do aplicativo foram depredados diante de um hotel nos Jardins (zona oeste), onde ocorria uma festa da revista "Vogue".

    Segundo a Secretaria da Segurança Pública, 11 motoristas do Uber prestaram depoimento na segunda-feira (1º) para relatar agressões e danos sofridos na ocasião.

    O presidente do Simtetaxis (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi de SP), Antônio Matias dos Santos, o Ceará, também foi convocado, mas não apareceu. Naquele dia, ele afirmou em vídeo sobre a fiscalização do transporte que a "palhaçada" tinha acabado. "Agora é cacete."

    A pasta afirmou que também vai investigar agressões a um fotógrafo. A polícia disse que já identificou as pessoas que agrediram os veículos e motoristas do Uber por meio de fotos e que todas serão chamadas para depor.

    O aplicativo obteve uma vitória nesta terça (2) em ação no Tribunal de Justiça de São Paulo. Decisão liminar (provisória) atende a pedido da empresa e impede a prefeitura de apreender veículos que trabalham para a empresa.

    -

    GUERRA CONTRA O UBER
    Taxistas criam até grupos de mensagens contra o aplicativo

    Cronologia do Uber em São Paulo

    > 26.jun.2014

    Uber começa a operar na capital paulista

    > 24.fev.2015

    Taxistas fazem primeiro ato contra o Uber em frente ao casamento do cantor Thiaguinho

    > 30.jun.2015

    Vereadores aprovam projeto que proíbe Uber na cidade

    > Out.2015

    Haddad lança alvará do Táxi Preto para concorrer com o Uber

    > Dez.2015

    Haddad apresenta proposta para legalizar Uber e lança consulta pública. Taxistas respondem com protesto no dia seguinte e fecham acesso ao aeroporto de Congonhas (zona sul)

    RAIO-X DO UBER

    >1 milhão de usuários

    >10 mil motoristas

    Presente em:

    > São Paulo
    > Belo Horizonte
    > Rio de Janeiro
    > Brasília
    > Porto Alegre
    > Campinas
    > Goiânia

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024