• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 01:54:42 -03

    Artur Henrique Carstens (1946-2016)

    Mortes: Espirituoso leiloeiro catarinense

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    12/02/2016 00h00

    Há 34 anos, o nome Carstens é associado, em Joinville —maior cidade de Santa Catarina—, aos leilões. Em 1982, Artur Henrique abriu o seu escritório depois de ser aprovado em um dos primeiros concursos que o Estado realizou para leiloeiro.

    Apreciador de arte e dos tapetes persas, era no leilão desses artefatos que Artur encontrava grande prazer.

    Além dos leilões de obras de arte, atuava nos judiciais e extrajudiciais —era um especialista nos industriais, que envolviam a venda de artigos de empresas como matérias-primas excedentes ou até artigos de escritório.

    A paixão pelos tapetes persas o levou a conhecer, no Museu Hermitage, em São Petersburgo (Rússia), o tapete mais antigo do mundo.

    Nos leilões, era espirituoso, gostava de interagir e brincar com as pessoas, lembra a filha, Caroline. Ela, o meio-irmão e a mãe também trabalham no escritório de Artur, que transformou o leiloamento em negócio de família.

    Nascido em Jaraguá do Sul (a 187 km de Florianópolis), trabalhou na secretaria catarinense da Fazenda, na capital do Estado, até prestar o concurso para leiloeiro que o levou a Joinville.

    Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Leiloeiros e presidiu o Sindicato dos Leiloeiros Públicos Oficiais do Paraná e de Santa Catarina.

    Devorava livros —em especial Erico Verissimo— e discos —o jazz de Nat King Cole ocupava um lugar especial.

    Morreu no dia 10, quando completava 70 anos, após uma insuficiência respiratória. Deixa a mulher, a filha, o enteado, uma sobrinha afilhada e um neto de coração.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    VEJA MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA SEXTA

    Adolpho Cohen - Aos 94, casado com Malvina Perlow Cohen. Deixa as filhas Eliana e Beatriz, e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

    Beatriz Esteves - Aos 60. Deixa os filhos Ana Helena e Francisco, e os irmãos Maria Izabel e Luis Antonio. Cemitério Gethsêmani.

    Geraldo Souza Morais - Aos 66. Deixa os filhos Danielle, Rutheford, Natércia e Geraldo. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

    Gerson Maia - Aos 78, casado com Maria Aparecida Martins Maia. Deixa as filhas Maria da Graça e Sônia Maria, genro e neto. Cemitério Municipal de Cravinhos (SP).

    José Eduardo Gomes Pereira - Aos 81. Deixa os filhos Eduardo, Izabel e Rodrigo, e netos. Cemitério Gethsêmani.

    Lydia Calixto Sampaio - Aos 99, viúva de José Mauricio Penna Sampaio. Deixa netos e nora. Crematório da Vila Alpina.

    Niuvenius Junqueira Paoli - Aos 73, casado com Soeli. Deixa a filha Mariana e a neta Alice. Cemitério Santa Clara, em Coroados (SP).

    Pedro Alves Oliveira - Aos 89, casado com Joaquina Ferreira dos Santos. Deixa a filha Neildes. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

    *

    7º DIA

    Eunice Cipião Magalhães (Didi) - No sábado (13), às 16h, na igreja San Gennaro, r. da Mooca, 950, Mooca.

    Samuel Mauro Baptista - Nesta sexta (12), às 19h30, na igreja Santuário N. S. Aparecida, r. Guimarães Passos, 412, Vila Seixas, em Ribeirão Preto (SP).

    Sílvio Augusto Crespo Filho - No sábado (13), às 8h, na igreja São João de Brito, r. Nebraska, 868, Brooklin, e às 10h, na igreja Coração de Jesus, largo Coração de Jesus, 140, Campos Elíseos.

    Sylvio Homero de Barros - No sábado (13), às 17h, na igreja São Geraldo, largo Padre Péricles, s/nº, Perdizes.

    *

    30º DIA

    Lillian Antonietta Cardenuto Silva Oliveira - No sábado (13), às 17h, na capela do Instituto São Judas Tadeu, av. Itacira, 2.801, Planalto Paulista.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024