• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 07:24:21 -03

    Após incêndio, viaduto na zona sul de SP deve ser demolido

    ARTUR RODRIGUES
    DE SÃO PAULO

    13/02/2016 16h08 - Atualizado às 18h05

    Mario Angelo/Sigmapress
    Caminhão-tanque com álcool e gasolina bateu em carreta que transportava açúcar na avenida dos Bandeirantes
    Caminhão-tanque com álcool e gasolina bateu em carreta na avenida dos Bandeirantes, na zona sul

    A Prefeitura de São Paulo deve demolir parcial ou totalmente o viaduto Santo Amaro (zona sul), após incêndio causado por uma batida entre caminhões na madrugada deste sábado (13).

    A decisão final sobre a demolição depende dos laudos de análise que ainda serão feitos da construção. Até lá, o viaduto ficará interditado.

    No acidente, dois caminhões se chocaram na pista sentido rodovia dos Imigrantes, na avenida dos Bandeirantes, debaixo do viaduto Santo Amaro. Desde então, tanto a avenida quanto o viaduto estão bloqueados.

    Um dos veículos, um caminhão-tanque, estava carregado com cerca de 40 mil litros de álcool e de gasolina e pegou fogo após a colisão. O segundo caminhão transportava açúcar. Ninguém se feriu.

    "Engenheiros da prefeitura avaliaram que houve dano bastante severo à estrutura", disse o coordenador da Defesa Civil, Milton Persoli. "A Cetesb estimou que a estrutura foi atingida por um calor de 800 ºC a 1.000 ºC. Então a parte da avenida Santo Amaro deve permanecer interditada por tempo indeterminado."

    Persoli afirma que estão sendo avaliados o prazo e o custo das possíveis obras. "Esse viaduto tem um gabarito pequeno, talvez já se faça a obra para alterar o viaduto, melhorar a passagem de pedestres", afirmou.

    Waze

    Na tarde deste sábado, equipes da prefeitura ainda faziam a retirada do segundo caminhão com objetivo de liberar a avenida dos Bandeirantes, fechada nos dois sentidos. "Ainda apresenta um pouco de risco, houve um derramamento de combustível. Vamos promover a limpeza e fazer um escoramento, que vai garantir a segurança", disse Persoli.

    O trânsito é lento em toda a região do viaduto, mas a reportagem não presenciou grandes congestionamentos. Segundo a prefeitura, 30 linhas de ônibus sofreram desvios devido ao acidente.

    O secretário municipal de Obras, Roberto Garibe, afirmou que o prejuízo pode ser cobrado dos autores do incêndio.

    *

    DESVIOS

    Avenida dos Bandeirantes (sentido Marginal / Imigrantes)
    Os veículos deverão seguir pela Rua Guaraiuva, Rua Padre Antonio José dos Santos, Avenida Vieira de Morais, Avenida Vereador José Diniz e Avenida dos Bandeirantes

    Avenida dos Bandeirantes (sentido Imigrantes/Marginal)
    Os veículos deverão seguir pela Alameda dos Guaramomis, Avenida dos Imarés, Alameda dos Tupiniquins, Avenida dos Bandeirantes - sentido Imigrantes, Acesso lateral Viaduto João Julião, Avenida Washington Luiz, Avenida Jornalista Roberto Marinho e Marginal Pinheiros

    Avenida Santo Amaro (sentido Bairro/Centro)
    Os veículos deverão seguir pela Avenida Vieira de Morais, Avenida Vereador José Diniz e Avenida Santo Amaro. Os veículos com destino à marginal poderão seguir pela Avenida Jornalista Roberto Marinho

    Avenida Santo Amaro (sentido Centro/Bairro)
    Os veículos deverão seguir pela Rua Cabo Verde, Avenida dos Bandeirantes, à esquerda na Rua Guaraiuva, a partir dai, os veículos com destino à Avenida Santo Amaro deverão entrar a esquerda e os veículos com destino à marginal poderão seguir pela Avenida Jornalista Roberto Marinho

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024