• Cotidiano

    Monday, 13-May-2024 20:19:25 -03

    Chuva faz São Paulo escurecer às 15h e causa alagamentos; veja vídeo

    DE SÃO PAULO

    15/02/2016 15h30 Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    Céu fica escuro com temporal durante a tarde em São Paulo
    Céu fica escuro com temporal durante a tarde em São Paulo

    Uma tempestade no início de tarde desta segunda-feira (15) deixou a cidade de São Paulo às escuras, como se fosse noite.

    A cidade chegou a ficar em estado de atenção para alagamentos, com quatro subprefeituras em alerta. Às 19h30 foi retirado o estado de atenção em toda capital. Os córregos Ipiranga, no Ipiranga, Castro Alves, na Capela do Socorro e Córrego Caboré, em Itaquera, transbordaram. Houve alagamentos em nove pontos da cidade.

    Um transbordamento no ribeirão dos Meninos, entre a avenida Guido Aliberti e a Estrada das Lágrimas, na zona sul, deixou três vitimas, sendo que uma continua desaparecida. As outras foram encaminhadas ao hospital Albert Sabin, em São Caetano, segundo o Corpo de Bombeiros.

    Foram registrados 17 mm no mirante de Santana e 89 mm em Moema, zona sul, até às 19 horas, em apenas 5 horas de chuva, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As precipitações atingiram as áreas de todos os reservatórios de abastecimento de água.

    O trânsito por volta das 17h30 era de 97 km, de acordo com dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

    Entre as regiões afetadas por volta das 15h estão os bairros de Vila Andrade, Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim São Luiz, Jardim Ângela, todos na zona sul. Na zona leste, chovia na Vila Matilde, Aricanduva, Cidade Líder e Parque do Carmo, entre outras.

    Chuva em SP

    O aeroporto de Congonhas, na zona sul, fechou das 15h55 às 16h15. Sete voos prestes a pousar foram alternados para outros aeroportos, segundo a Infraero, administradora do terminal.

    A chuva foi causada por áreas de instabilidade associadas ao calor e à umidade, além de uma frente fria vinda do oceano, ainda de acordo com o CGE. Para os próximos dias, as pancadas de chuva devem continuar, principalmente no final da tarde.

    TRENS

    O Metrô informou que, das seis linhas, apenas a 5-lilás (Capão Redondo-Adolfo Pinheiro) está com velocidade reduzida em razão da chuva. Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), A linha 7-rubi está paralisada entre as estações Francisco Morato e Campo Limpo Paulista e a linha 10-turquesa chegou a paralisar em consequência de um alagamento em Mauá, mas agora opera com velocidade reduzida entre as estações Rio Grande da Serra e Mauá. O percurso está sendo feito por ônibus.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024