• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 16:57:59 -03

    Após acidente, ônibus leva 50 minutos para andar 200 m em SP

    MARIANA ZYLBERKAN
    DO "AGORA"

    16/02/2016 02h00

    No primeiro dia útil após o incêndio que afetou o viaduto Santo Amaro, na zona sul, o trânsito na região ficou estacionado durante a manhã.

    Para percorrer o desvio feito pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), de não mais de 200 metros de extensão, os ônibus demoravam 50 minutos por volta das 7h30 de segunda-feira (15).

    "Esse trajeto não demora nem dez minutos sem trânsito", diz o motorista Alves José da Silva, 30 anos. Para ele, o grande problema é que os ônibus tiveram que disputar espaço com carros nos desvios. "Já é difícil com o corredor de ônibus, sem ele fica pior ainda."

    Joel Silva/Folhapress
    Passageiros de ônibus caminham pelo viaduto Santo Amaro, na zona sul de SP; após acidente, tráfego é liberado na av. dos Bandeirantes
    Passageiros de ônibus caminham pelo viaduto Santo Amaro, na zona sul de SP

    A colisão de dois caminhões na av. dos Bandeirantes, sob o viaduto, na madrugada de sábado (13), causou um incêndio que afetou um vão de 60 m do viaduto. Desde então a estrutura está interditada. Nesta segunda também foi o primeiro dia letivo do ano, o que complicou ainda mais o trânsito na capital.

    A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) desistiu de mandar ônibus das 25 linhas que circulam pela região seguirem rotas alternativas pelo bairro. Os coletivos passaram a usar a pista lateral do viaduto, nos dois sentidos, cortando a av. dos Bandeirantes, para voltar à av. Santo Amaro.

    Para tentar fugir do engarrafamento, passageiros se arriscaram andando sobre o viaduto, que não tem guarda-corpo. Eles desciam dos ônibus e seguiam a pé para, com o atalho, tentar pegar os coletivos mais à frente.
    O motorista Gilberto Israel, 39, demorou mais de 30 minutos em um percurso que não costuma levar mais de cinco na região. "Tem que ter muita paciência", desabafou.

    Duas pistas da Bandeirantes que haviam sido interditadas já foram liberadas.

    Segundo a CET, a média de lentidão na capital foi de 79,4 km no pico da manhã (das 7h às 10h). A reportagem pediu o índice do primeiro dia do ano letivo de 2015, para comparação, mas a companhia não divulgou o dado.

    LAUDO

    A prefeitura diz que contratou uma empresa para fazer um laudo técnico para apontar possíveis danos na estrutura do viaduto.

    O resultado preliminar deverá ser divulgado até sexta (19). O laudo completo só sairá em, no mínimo, dez dias.

    O viaduto tinha passado por serviço de reforço de estrutura há pouco tempo. "A reforma, que custou R$ 15 milhões, se perdeu totalmente no incêndio", disse o secretário Roberto Garibe, de Infraestrutura e Obras.

    A pasta afirma que moverá ação judicial contra o motorista do caminhão que causou o acidente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024