• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 11:02:35 -03

    Lei de Zoneamento

    Gestão Haddad diz ser contra ampliar veto a bares em outras regiões de SP

    GIBA BERGAMIM JR.
    DE SÃO PAULO

    17/02/2016 17h20

    A gestão Fernando Haddad (PT) é contra estender a outros bairros residenciais o veto a bares e restaurantes, benefício obtido por Jardins, Pacaembu e City Lapa (zona oeste de São Paulo). A administração afirma, no entanto, que qualquer nova mudança terá de ser feita durante discussões na Câmara de São Paulo, onde o projeto deverá ir a segunda votação na semana que vem.

    Os três bairros são tombados por suas características históricas, arquitetônicas e ambientais.

    Conforme a Folha revelou na última segunda-feira (15), o texto da lei de zoneamento foi alterado a uma semana das discussões para a segunda votação do texto depois de forte lobby de associações de moradores, que exigiam a retirada de zonas comerciais previstas em bairros estritamente residenciais.

    Agora, moradores dos bairros Sumarezinho, Alto de Pinheiros (zona oeste), Jardim Marajoara, Jardim da Saúde, Planalto Paulista (sul) e da região da Cantareira (norte), também considerados reservas verdes e culturais da cidade, pedem o mesmo benefício.

    Rodrigo Dionisio/Folhapress
    Faixa em casa dos Jardins contra ampliação do comércio
    Faixa em casa dos Jardins contra ampliação do comércio

    "O entendimento que nós construímos é de que poderia haver algumas exclusões [de comércios] nas áreas do centro expandido com maior saturação do sistema viário. Nesses outros bairros que não estão nesse contexto, entendemos que seria bom manter essa diversidade de usos [comerciais], disse Daniel Montandon, diretor de Uso do Solo da prefeitura.

    O projeto só deve ser votado na próxima semana, já que haverá debates sobre o tema até a próxima sexta-feira.

    Montandon tem participado de todas as discussões com a Câmara e diz que, no entanto, cabe ao Legislativo ouvir os bairros e fazer mudanças. "Temos a nossa opinião, mas essa decisão cabe à Câmara", disse.

    Caso o prefeito discorde de alguma mudanças, ele pode vetar artigos da lei aprovada.

    POSSIBILIDADE

    O vereador Paulo Frange, relator da lei, disse que se reunirá com pessoas que defendem o aumento dos comércios nesses bairros para, em seguida, discutir o tema com a gestão Haddad.

    Para serem contemplados pela mudança, associações de moradores dos bairros Sumarezinho, Alto de Pinheiros (zona oeste), Jardim Marajoara, Jardim da Saúde, Planalto Paulista (sul) e da região da Cantareira (norte) tiveram reuniões com o relator. Frange diz que pode haver acordo para estender a mudança a essas regiões.

    Frange declarou que podem receber o mesmo benefício os bairros residências que, mesmo não sendo tombados, ganharão ruas comerciais que cruzam a região. Nesses casos, ele avalia que os impactos aos bairros podem ser maiores.

    O relator vai se reunir com moradores das mesmas regiões que são favoráveis ao aumento dos comércios para depois discutir com a prefeitura.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024