• Cotidiano

    Monday, 20-May-2024 17:32:26 -03

    Fim do horário de verão dá hora extra a baladeiros

    DE SÃO PAULO

    20/02/2016 02h00

    Marcus Leoni/Folhapress
    Giovane Salarolli, que fará 19 anos neste sábado (20)
    Giovane Salarolli, que fará 19 anos neste sábado (20)

    Reunidos num bar, os amigos da redatora Samantha Trad, 23, comemoravam seu aniversário. A festa começara à tarde e todos estavam um pouco cansados –"meia-noite era a deixa para encerrarmos". Só que aquela virada de sábado para domingo marcava o fim do horário de verão. E o tempo, então, voltou.

    "Quando vimos que tinha dado 23h outra vez, e não meia-noite, ficamos animados de novo e emendamos outro bar", diz ela, lembrando da ocasião, em 2010.

    Neste sábado (20), os relógios vão dar uma hora a mais para os baladeiros e depois uma hora a menos de luz do sol à tarde para os amantes desse regime, criado para melhor aproveitar a luz natural.

    O horário de verão começou em outubro. Com isso, o país economizou R$ 162 milhões, segundo o presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Chipp. O valor representa o custo da energia térmica que seria necessária para atender a população no horário de pico.

    O que você pode fazer

    O estudante de publicidade da PUC Giovane Salarolli pretende aproveitar todas as 25 horas deste sábado (20), quando faz 19 anos. "Vou beber mais e aproveitar o tempo com os amigos", diz. A festa será numa balada em Bragança Paulista (a 85 km de SP), onde mora a família.

    Outro aniversariante do dia, o senador pelo Distrito Federal Cristovam Buarque (que anunciou sua ida do PDT para o PPS) diz que vai "tomar mais cerveja" na comemoração um pouco mais estendida dos 72 anos.

    Os relógios devem ser atrasados à meia-noite deste sábado (20) nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Em São Paulo, metrô e trens funcionarão uma hora a mais para atender aos passageiros.

    ECONOMIA

    O presidente do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, disse nesta sexta-feira (19) que o Brasil economizou R$ 162 milhões com o horário de verão, que termina à 0h deste domingo. O valor representa o custo da energia térmica que seria necessária para atender a população no horário de pico durante o período.

    De acordo com Chipp, a economia de energia foi de 2,6 mil megawatts (MW), o equivalente a 4,5% da demanda nos horários de pico, como esperado pelo governo. O menor consumo, disse o presidente do ONS, permitiu um ganho de 0,5% nos reservatórios das hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No sul, o ganho foi de 1,2%.

    -

    Horário de verão

    VOOS

    • Horários de chegada e partida serão afetados
    • Em caso de dúvida, entre em contato com as companhias aéreas

    AVIANCA | Tel.: 0800-286-6543

    AZUL | Tel.: 0800-884-4040

    GOL | Tel.: 0800-704-0465

    TAM | Tel.: 0800-123-200

    *

    SONO Procure dormir bem. No caso de crianças, faça com que elas durmam no fim de semana o mesmo número de horas que costumam dormir durante a semana

    EXERCÍCIO A adaptação ao novo horário pode levar até 4 dias. Para manter o padrão de sono neste período, faça atividades físicas

    ALIMENTAÇÃO Evite a ingestão de comidas pesadas, café e chá preto à noite

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024