• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 03:18:07 -03

    mosquito aedes aegypti

    Mães com zika devem continuar a amamentar, recomenda a OMS

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    25/02/2016 15h14

    Mulheres infectadas com o vírus da zika devem continuar a amamentar os seus bebês pois não há provas de que haja risco de transmissão, disse nesta quinta (25) a OMS (Organização Mundial da Saúde).

    "Segundo as provas existentes, os benefícios da lactância materna para o bebê e para a mãe superam qualquer risco de transmissão do vírus da zika através do leite materno", conclui a OMS em suas recomendações dirigidas às autoridades dos países afetados pela epidemia.

    Em sua passagem pelo Brasil, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que, apesar dos esforços do governo, a crise provocada pelos surtos de zika e microcefalia "pode piorar antes de melhorar".

    "Não será surpresa se aparecerem casos de microcefalia em outros Estados", afirmou Chan, em entrevista nesta quarta (24) após visitar instalações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio.

    A OMS recordou que o vírus foi detectado no leite materno de duas mães contaminadas. "Mas não há atualmente nenhuma prova de uma transmissão de zika aos bebês através da amamentação materna", enfatizou.

    Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024