• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 08:38:13 -03

    Após lentidão por queda de energia, circulação no Metrô volta ao normal

    LEANDRO MACHADO
    DE SÃO PAULO

    08/03/2016 18h30

    Uma queda de energia paralisou as operações de três linhas do Metrô por alguns minutos, deixou passageiros nas plataformas às escuras e causou filas e lentidão nas operações na tarde e início da noite desta terça-feira (8).

    A situação foi normalizada por volta das 19h40.

    Segundo o Metrô, o problema se deu às 17h13 e deixou sem luz a linha 3-vermelha (Corinthians-Itaquera - Barra Funda), a mais movimentada da rede, por sete minutos. A linha 2-verde (Vila Prudente - Vila Madalena)ficou parada por dois minutos. A linha 1-azul (Jabaquara-Tucuruvi) parou por 21 minutos, das 17h30 às 17h51.

    O problema se deu por uma oscilação na rede elétrica. Quando a luz voltou, os trens passaram a circular com lentidão, no horário de pico.

    Com trens mais lentos, os passageiros se acumularam nas estações. Na estação Santa Cecília (linha 3-vermelha), a bancária Débora Nunes, 23, desistiu de tentar embarcar em razão da fila. Moradora da Liberdade, no centro, ele chamou um carro do Uber para chegar em casa. "Só dá assim hoje." Na República, havia filas nas plataformas.

    Houve quem esperasse sentado, no saguão das estações, a operação normalizar. Isso ocorreu na estação Sé. "Aproveitei para ler um livro", diz a autônoma Renata Nadai, 37, que esperava desde as 17h50 para ir para casa, no Jabaquara (zona sul). Também na Sé, as escadas rolantes chegaram a ser desligadas para diminuir o fluxo de passageiros.

    As cinco linhas do Metrô transportam 4,7 milhões de passageiros por dia.

    OSCILAÇÃO

    Segundo a AES Eletropaulo, uma oscilação de dois minutos, das 17h13 às 17h15, no Sistema Interligado Nacional causou desligamento de linhas em 14 subestações, que alimentam a zona leste e as estações Tamanduateí, Tatuapé, Guilhermina-Esperança e CPTM São Caetano. As causas serão apuradas pelo ONS (Operador Nacional do Sistema), órgão responsável pela operação e supervisão do Sistema Interligado Nacional.

    Ainda de acordo com a concessionária, houve um desligamento de uma linha de transmissão às 17h32, o que interrompeu o fornecimento de energia por dois minutos em uma subestação que alimenta os bairros do Brás, Bom Retiro e a estação de metrô Portuguesa-Tietê.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024