• Cotidiano

    Monday, 20-May-2024 16:16:00 -03

    Chuva faz São Paulo bater recorde de trânsito e deixa cidade em atenção

    DE SÃO PAULO

    10/03/2016 10h10

    J. Duran Machfee/Futura Press/Folhapress
    Pedestres se protegem da chuva no viaduto Santa Generosa, no Paraíso, em São Paulo
    Pedestres se protegem da chuva no viaduto Santa Generosa, no Paraíso

    A chuva desta quinta-feira (10) fez São Paulo bater o recorde de trânsito do ano pela manhã e deixou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos por três horas. Às 12h20, apenas a zona leste e a marginal Tietê permaneciam em atenção.

    Os motoristas enfrentam lentidão desde as primeiras horas da manhã. Às 11h, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou pico de congestionamento na cidade: 151 km de morosidade, o que representa 17,4% dos 835 km de vias monitoradas, acima do índice máximo (10,2%).

    Com esse índice, a cidade bateu recorde de morosidade pela manhã. O recorde anterior havia sido registrado no dia 23 de fevereiro, às 9h, quando a cidade atingiu 126 km de lentidão. Às 12h30, o índice continuava alto (12,9%) e as piores regiões eram: oeste, centro e sul, com 37 km, 19 km e 18 km de lentidão, respectivamente.

    Às 12h20, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, retirou boa parte de São Paulo do estado de atenção para alagamentos, exceto a zona leste e a marginal Tietê, que permaneciam em atenção desde as 10h e as 9h26, respectivamente. O órgão havia decretado atenção para as zonas norte, oeste, centro, sul e marginal Pinheiros às 9h26. A região sudeste da cidade havia entrado às 10h.

    Reprodução
    Confira em tempo real a intensidade da chuva em São Paulo
    Confira em tempo real a intensidade da chuva em São Paulo

    CHUVA

    A chuva desta quinta começou por volta das 7h de forma leve em algumas partes da cidade. Por volta das 9h, a chuva ganhou força e às 9h20 as regiões norte, oeste, centro, sul e as marginais Tietê e Pinheiros entraram em atenção.

    O meteorologista do CGE, Michel Pantera, afirmou que o dia deve continuar chuvoso com alternância de intensidade e, em alguns momentos, a chuva deve cessar. A quinta começou com termômetros oscilando em torno dos 20ºC na Grande São Paulo. A temperatura máxima pode chegar a 28°C.

    Pantera afirmou que a chuva desta quinta é em decorrência da convergência de umidade associada com uma área de baixa pressão no litoral, que deve manter o tempo instável em todo o Estado de São Paulo. Dessa forma, esperam-se chuvas mais significativas na capital paulista, principalmente entre a tarde e a noite.

    Apesar da chuva intensa em alguns pontos da cidade, a CET não registra nenhum ponto de alagamento na capital paulista.

    TRANSPORTES

    Devido à chuva, os trens da linha 5-lilás circularam com velocidade reduzida entre as estações Capão Redondo e Largo Treze durante parte da manhã. Às 12h50, o ramal estava normalizado. As demais linhas do Metrô de SP circulavam normalmente. As linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) operavam normalmente.

    Desde as 9h, o aeroporto de Congonhas (zona sul) opera por meio de aparelhos, devido ao mau tempo, de acordo informações da Infraero (estatal que administra os aeroportos no país). Apesar disso, não há registro de voos cancelados ou atrasados.

    PRÓXIMOS DIAS

    O tempo deve continuar instável nos próximos dias com sol entre nuvens e chuvas concentradas no período das tardes. Nesta sexta (11), a previsão do CGE é de sol entre nuvens com possibilidade de elevação gradativa das temperaturas. A temperatura mínima deve ficar em torno de 19°C, e a máxima, 27°C. Para sábado (12), o sol volta a predominar apenas com variação de nuvens, com temperatura mínima de 20°C e máxima de 29°C.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024