• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 12:43:43 -03

    Agnaldo dos Santos Silva (1974-2016)

    Mortes: Seguiu tradição familiar na música e no Carnaval

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    12/03/2016 00h00

    Filho de um dos fundadores da escola de samba amapaense Boêmios do Laguinho, Agnaldo dos Santos Silva, desde pequeno, frequentava ensaios e tocava percussão. Seu dom nos vocais, porém, ficou desconhecido por algum tempo e acabou descoberto apenas durante uma brincadeira na quadra da agremiação.

    A música era uma tradição na família de Macunaíma, apelido de Agnaldo. "Nossos avós eram analfabetos e descendentes de escravos e, mesmo sem nunca sentarem no banco da escola, sabiam fazer uma melodia. O pai do Macunaíma também compunha. E nós pudemos lapidar o dom", diz o irmão Adelson.

    Nascido em Macapá, o jovem cresceu com nove irmãos e teve que alternar os estudos com a ajuda aos pais na roça. Plantou de tudo: mandioca, cana, entre outros. Perdeu a mãe cedo, mas a família continuou unida, inclusive em torno da música, que logo se tornou profissão.

    Macunaíma tocava e compunha, influenciado por samba, batuque, marabaixo e ritmos caribenhos. Apresentava-se no mercado central, puxava a missa dos Quilombos, participou de bandas, dedicando-se também à Boêmios.

    Apesar do nome de sua escola, era caseiro. Gostava de ficar com a família e do churrasquinho com cerveja.

    Soube que estava doente em dezembro, o que levou à mobilização de amigos, movimentos culturais, taxistas e igrejas em campanhas para ajudá-lo no tratamento. "Foi uma demonstração enorme de amizade", diz o irmão.

    Morreu no dia 28, aos 41, após lutar contra um câncer. Deixa o pai, mulher, oito irmãos, oito filhos e uma neta.

    coluna.obituario@grupofolha.com.br

    -

    Veja os anúncios de mortes feitos nesta quinta-feira

    Veja os anúncios de missas feitos nesta sexta-feira

    -

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024