• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 18:03:16 -03

    mosquito aedes aegypti

    Igreja lança canal para ajudar famílias de bebês com microcefalia em PE

    KLEBER NUNES
    DO RECIFE

    12/03/2016 16h23

    A Igreja Católica lançou neste sábado (12), no Recife, o Disque Solidariedade Microcefalia. O canal busca cadastrar voluntários que queiram ajudar famílias cujos bebês nasceram com a má-formação neurológica e gestantes que já tiveram o diagnóstico da doença confirmado no feto.

    Pessoas maiores de idade poderão ligar para os telefones (81) 3204-1373 e (81) 99693-9018, fornecidos pela Pastoral da Saúde da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e entrar na lista de voluntários. Posteriormente, elas serão capacitadas para dar suporte às famílias. A primeira formação começará nesta segunda-feira (14).

    "Os voluntários serão capacitados para primeiro identificar quais as necessidades mais urgentes das famílias e, em seguida, encontrar a melhor maneira de dar suporte, pensando sempre no melhor para a criança", afirmou Vandson Holanda, biomédico e coordenador da Pastoral.

    Holanda explica que a ideia não é dar dinheiro nem substituir o papel do Estado, mas atuar onde hoje a presença do poder público é falha. "A preocupação do governo é com a atenção à saúde, mas e a questão social? Quem cuida dos outros filhos dessa família? Como essa família se sustenta? É aí que vamos atuar", disse.

    Por enquanto o serviço ficará restrito ao Recife, capital do Estado e epicentro da epidemia. Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde de Pernambuco, divulgado dia 8 de março, 1.722 casos de microcefalia foram notificados e 241 confirmados. A doença pode estar relacionada com a epidemia de zika, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, na região.

    Como a Pastoral abrange todo o Estado de Pernambuco e também Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, a expectativa é de que até abril o serviço esteja disponível nos quatro Estados.

    "Vamos formar multiplicadores a medida que as demandas forem surgindo. Precisaremos do apoio de entidades, empresas e pessoas de qualquer religião que possam prestar algum serviço em parceria conosco em prol dessas famílias", afirmou Holanda.

    O Disque Solidariedade Microcefalia funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

    Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

    MUTIRÃO

    O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realiza neste sábado (12), no Nordeste, um mutirão de atendimento às famílias de crianças com microcefalia. A ação, que ocorre em São Luís, Fortaleza, Salvador e no Recife, tem o objetivo de agilizar a liberação do BPC (Benefício de Prestação Continuada), cujo valor de de um salário mínimo ao mês será entregue às famílias para complementar a renda.

    Em Pernambuco, dos 241 casos confirmados de microcefalia, apenas 5 bebês conseguiram o benefício.

    Para receber o BPC, a renda familiar por pessoa não pode ser maior do que um quarto do salário mínimo, ou seja, R$ 220. Até 16h, famílias poderão realizar as três fases do processo: entrega de documentos, a entrevista com assistente social e a perícia médica.

    Nesse primeiro momento, a ação está sendo realizada apenas para quem já havia agendado atendimento no INSS.

    Para requerer o benefício assistencial é preciso ligar para o número 135 e agendar o atendimento. As informações necessárias para o requerimento do BPC podem ser obtidas nos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) de cada município.

    Zika e microcefalia

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024