• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 07:59:35 -03

    Aumenta para 25 número de mortes causadas pelas chuvas em São Paulo

    DE SÃO PAULO

    13/03/2016 20h05

    O número de mortes causadas por inundações e soterramentos no Estado de São Paulo aumentou para 25. Na noite deste domingo (13), o Corpo de Bombeiros localizou o corpo de mais uma vítima de um deslizamento de terra em Mairiporã. Além disso, em Franco da Rocha, foi encontrado o corpo de homem que havia sido arrastado pela enxurrada.

    Ao longo do dia, em Mairiporã, os bombeiros resgataram os corpos de quatro vítimas de um soterramento no bairro Parque Náutico. Pouco antes das 14h, ele chegaram aos corpos de um adulto, de uma adolescente e de um bebê. À noite, encontraram o de uma criança de 12 anos.

    A corporação mantém as buscas por mais uma pessoa no mesmo terreno. Cerca de 60 bombeiros trabalham para tentar resgata o corpo de uma idosa de 73 anos.

    Em Franco da Rocha, a prefeitura confirmou, em nota, a morte de Rui Francisco de Brito, 57, cujo corpo estava próximo a um ginásio na região central da cidade. Neste sábado (12), havia sido registrada a morte de uma pessoa de aproximadamente 30 anos. Ambos se afogaram.

    Como acontecem os deslizamentos

    ESTADO

    Ao todo, 25 pessoas morreram em São Paulo. Em Francisco Morato, oito pessoas perderam a vida após deslizamentos de terra. Em Mairiporã, houve nove mortes. As demais vítimas são de Cajamar, Guarulhos, Itapevi, Itatiba e Franco da Rocha.

    Segundo os últimos dados disponível da Defesa Civil estadual, 2.965 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas (na casa de familiares e amigos). Todos esses casos foram registrados em nove cidades: Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã, São Roque e Santa Isabel.

    Neste sábado (12), a presidente Dilma Rousseff sobrevoou áreas atingidas pelas cheias. Após ver os estragos, ela anunciou a liberação de recursos para prefeituras. "A partir do reconhecimento do estado de emergência, liberamos um cartão para o prefeito fazer os pagamentos menores, mediante comprovação."

    Entre as cidades visitadas pela petista estava Francisco Morato. Lá, moradores relatam que se sentem inseguros depois do temporal e planejam se mudar.

    A tragédia vista do alto

    Nível de chuva por cidade - das 16h do dia 10 às 16h do dia 11 de março

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024