• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 18:03:14 -03

    Resgatado o último corpo de vítima de chuvas em SP; mortos chegam a 25

    DE SÃO PAULO

    14/03/2016 04h28

    Os bombeiros resgataram na madrugada desta segunda-feira (14) a última vítima soterrada após as chuvas que atingiram o Estado de São Paulo, entre a noite de quinta (10) e a madrugada de sexta-feira (11). No total, 25 pessoas morreram e 19 ficaram feridas.

    Severina Lima, 72, foi localizada em um terreno na rua Primavera, no Parque Náutico, em Mairiporã (Grande São Paulo), por volta das 3h. Ao longo de domingo (13), em Mairiporã, os bombeiros resgataram os corpos de quatro vítimas de um soterramento.

    Entre as vítimas encontradas no domingo estão a bebê Ana Laura, 10 meses, e Lara, 12 anos, soterradas.

    O corpo da mãe, Fabiana Costa, 31, já havia sido achado. O pai das crianças e o irmão mais velho estão salvos e têm ferimentos leves.

    Todos viviam na rua Primavera, no Parque Náutico, assim como a família do mecânico Diego Pelegrino, 31.

    "Estou conformado, não tem o que fazer. Não adianta se desesperar e fazer loucura", disse Pelegrino, que teve irmã e mais três sobrinhos mortos na tragédia.

    O motorista Elias Ferreira, 50 anos, que perdeu o filho no desabamento, estava muito abalado. "Ele morava com a mãe, que também morreu. Eu o vi há dez dias. Não estou acreditando no que aconteceu", conta ele.

    Os moradores de Mairiporã temem novos desabamentos se chover com força novamente. Muitas das casas tiveram a estrutura abalada.

    Maria de Lourdes da Silva, 36 anos, que estava em casa durante o temporal da última quinta, descreveu o que viu como um filme de horror.

    "Na hora da chuva, fez um estrondo enorme, como se fosse um trovão sem fim. Eu senti o chão tremer. Abri a porta de casa e estava tudo alagado, as árvores estavam caindo e escutava gente gritando por socorro", lembra ela.

    Em Franco da Rocha, também na Grande SP, uma pessoa havia sido morta arrastada pela enxurrada.

    Além de Mairiporã e Franco da Rocha, a chuva fez vítimas fatais nas cidades de Cajamar, Guarulhos e Itapevi, na região metropolitana, e em Itatiba, no interior.

    Segundo a Defesa Civil, 4.064 pessoas estão desabrigadas em todo o Estado por conta da tempestade. As chuvas devem dar uma trégua nesta segunda, mas voltarão na terça. segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

    Como acontecem os deslizamentos

    ESTADO

    Segundo os últimos dados disponível da Defesa Civil estadual, 2.965 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas (na casa de familiares e amigos). Todos esses casos foram registrados em nove cidades: Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã, São Roque e Santa Isabel.

    Neste sábado (12), a presidente Dilma Rousseff sobrevoou áreas atingidas pelas cheias. Após ver os estragos, ela anunciou a liberação de recursos para prefeituras. "A partir do reconhecimento do estado de emergência, liberamos um cartão para o prefeito fazer os pagamentos menores, mediante comprovação."

    Entre as cidades visitadas pela petista estava Francisco Morato. Lá, moradores relatam que se sentem inseguros depois do temporal e planejam se mudar.

    A tragédia vista do alto

    Nível de chuva por cidade - das 16h do dia 10 às 16h do dia 11 de março

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024