• Cotidiano

    Sunday, 08-Sep-2024 01:13:54 -03

    País tem 131 hospitais com certificação máxima de qualidade, diz ANS

    DO RIO

    29/03/2016 19h29

    A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou nesta segunda-feira (28) uma lista de 131 hospitais particulares e públicos que receberam avaliação máxima de institutos que medem a qualidade do atendimento de saúde.

    Esses institutos são contratados pelos próprios hospitais para serem "acreditados" (uma espécie de certificação). Isso confere mais reconhecimento aos hospitais. Os institutos avaliam desde o uso de pulseiras por pacientes até prontuários preenchidos.

    Lalo de Almeida - 19.mar.2014/Folhapress
    Equipe realiza cirurgia no Hospital Albert Einstein, na zona oeste de São Paulo
    Equipe realiza cirurgia no Hospital Albert Einstein, na zona oeste de São Paulo

    "Hoje quando você procura hospital ou clínica para ser atendido você não tem uma referência concreta, além da opinião de pessoas. Então, a lista oferece informação de qualidade", disse Martha Oliveira, diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS.

    Dos 131 hospitais, 59 estão no Estado de São Paulo, o que representa 45% do total. Entre eles estão o Israelita Albert Einstein, o Sírio-Libanês e o Samaritano, por exemplo. Dos públicos, aparece o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

    "São Paulo tem mais pessoas com planos de saúde e, portanto, mais hospitais também. E por isso concentra uma parcela tão grande de hospitais com a acreditação máxima por essas companhias certificadoras", disse Oliveira.

    Outros 23 estão em Minas Gerais, 12 no Rio de Janeiro e mais oito no Paraná, conforme a lista divulgada pela ANS, que considera apenas os hospitais que foram "acreditados" pelo país. O Brasil tem cerca de 6.200 hospitais públicos e privados.

    Por terem notas máximas, esses hospitais tem direito a reajustes de preços acima da inflação com as operadoras e seguradoras de saúde, de 105% do IPCA (índice oficial do país). Demais hospitais poderão reajustar seus preços de 85% a 100%.

    A ANS divulgou ainda listas de hospitais com base em índice de readmissão hospitalar e segurança do paciente. A primeira mostra hospitais que atenderam às exigências da ANS com relação à reinternação em até 30 dias da última alta.

    Clique aqui para conferir a lista dos 131 hospitais com avaliação máxima.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024