• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 19:14:23 -03

    Protesto de professores tem confusão em frente à Assembleia do Rio

    DO RIO

    30/03/2016 17h40

    Pablo Jacob/Agência O Globo
    Rio de Janeiro (RJ), 30/03/3016 - Manifestação de servidores do Estado na escadaria da Alerj, durante a manifestação os servidores tentaram invadir o Palácio Tiradentes e foram contidos por spry de pimenta. Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo ORG XMIT: 1107028 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Professores estaduais tentaram invadir a Alerj e foram contidos com spray de pimenta

    Professores da rede estadual de ensino do Rio fizeram, na tarde desta quarta-feira (30), um protesto por melhores condições de trabalho e salários em frente à Assembleia Legislativa do Estado (Alerj).

    O ato foi marcado por confusão. Um grupo chegou a forçar os portões do Palácio Tiradentes, onde funciona a Alerj, no centro do Rio. Seguranças da casa usaram spray de pimenta contra os servidores.

    O objetivo dos professores era impedir a votação, marcada para esta tarde, de projeto de lei que muda a contribuição previdenciária dos servidores do Estado. Segundo o Sepe (Sindicado Estatual dos Profissionais de Educação), que convocou a manifestação, a lei sugere que a contribuição dos profissionais da educação aumente de 11% para 14%.

    O protesto ocorreu no momento em que o governador em exercício, Francisco Dornelles (PP), visitava a casa. Dornelles assumiu o posto na última segunda-feira, já que o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) se afastou por 30 dias para o tratamento de um câncer no sistema linfático, chamado linfoma não-Hodgkin.

    Os professores estão em greve desde 2 de março. O sindicato pede, além de aumento salarial e da questão previdenciária, a melhoria nas condições de trabalho. São bandeiras que já foram levantadas em outras ocasiões, como reajuste de acordo com formação acadêmica, eleição para a direção de escolas e um terço do tempo pedagógico para formação profissional.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024